Ícone do site Dental Press Portal

Estudo da Unviersidade da California associa cigarro eletrônico ao câncer bucal

Uma pesquisa desenvolvida pela Universidade da Califórnia descobriu que os adolescentes que utilizavam cigarros eletrônicos – os vapings – tinham cinco vezes mais elementos químicos que podem causar câncer, do que os adolescentes que não utilizavam o produto. Os sabores de frutas agravavam a situação, segundo o estudo do Dr. Fred Guerra.

Ele constatou que o vaping afeta negativamente a boca, na mesma proporção que o tabaco convencional. “Pode ser pré-cancígeno. Pode levar à doença das gengivas. Causa mau hálito. Causa nas pessoas boca seca, e a boca seca aumenta as cáries dentárias, por isso, embora as pessoas possam pensar que é mais seguro para o resto do organismo, não é necessariamente”, explicou o pesquisador.

Ele destaca que todos os cirurgiões-dentistas precisam estar na linha de frente no combate ao câncer bucal e explicar aos pacientes – adolescentes e jovens adultos – sobre os perigos da utilização desse tipo de produto que vem, cada vez mais, se popularizando ao redor do mundo. No Brasil, por exemplo, não regulamentação do produto por parte da Anvisa.

Mesmo que os produtos vaping não tenham nicotina, Dr. Guerra considera que mesmo assim o produto ainda faça mal à saúde bucal. A deteção precoce do câncer de boca é fundamental, especialmente em adolescentes e jovens adultos. “As pessoas que utilizam o vaping tendem a ter tecidos mais inflamados porque, lembre-se, é um irritante, e é um irritante constante”, disse.

Sair da versão mobile