Ícone do site Dental Press Portal

Novo estudo constata relação entre perda de dentes e a aterosclerose

Investigadores japoneses pesquisaram a relação entre a perda de dentes, como um indicador de doença oral, e a rigidez arterial, como um marcador de aterosclerose, o estudo foi efetuado em japoneses adultos. Verificou-se que existe uma relação real entre as duas doenças.

A gravidade da aterosclerose variou entre pacientes do sexo feminino e masculino e com as condições de saúde orais.
Embora muitos estudos sugiram que a doença oral é um fator de risco para as doenças cardiovasculares, o mecanismo subjacente à associação entre os dois permanece controverso. Por isso, pesquisadores da Universidade de Kyoto, Japão, recolheram dados de 8.124 indivíduos com idades entre 30-75, com uma história de perda dentária induzida por inflamação.
Exames dentais e avaliação da rigidez arterial nos participantes, levaram à conclusão de que a relação entre o grau de rigidez e perda de dentes arterial era dependente do sexo, apresentando só os homens uma correlação positiva.
De acordo com a Organização Mundial de Saúde, a doença periodontal grave, de que pode resultar na perda do dente, atinge mundialmente 15-20 por cento dos adultos de meia-idade. A doença cardiovascular é a causa número um de morte no mundo. A organização estima que, até 2030, mais de 23 milhões de pessoas morrem anualmente de doenças cardiovasculares.

Fonte: estudo, intitulado ” Tooth loss and atherosclerosis: The Nagahama Study”, publicado online no Journal of Dental Research.

Sair da versão mobile