Ícone do site Dental Press Portal

Estudo compara riscos de câncer no consumo de álcool e tabaco

Estudo toma como base o consumo de ao menos uma garrafa de vinho por semana

Um novo estudo realizado pelo National Cancer Institute, através da Drª Theresa Hydes, aponta que consumo de uma única garrafa de vinho por semana pode elevar o risco de câncer ao equivalente a cinco cigarros por semana. Diversas outras instituições britânicas utilizaram o dado para pesquisas no setor.

“Está bem estabelecido que o consumo excessivo de álcool está ligado ao cancro de boca, garganta, cordas vocais, intestino, fígado e mama. No entanto, ao contrário do tabagismo, isso não é amplamente compreendido pelo público ”, destacou a pesquisadora.

A partir desses dados, uma equipe britânica de pesquisadores da Universidade de Southampton, Universidade de Bangor e do Hospital Universitário de Southampton, investigou os dados de como o consumo de álcool pode ser comparado ao tabagismo, bem como suas consequências cancerígenas.

Os profissionais dessas instituições fizeram uma análise comparativa para estimar a probabilidade de câncer entre as pessoas que tomam ao menos uma garrafa de vinho por semana. Eles descobriram que dos 1 mil homens não-fumantes que consumiam essa quantidade de bebida, dez desenvolveriam câncer durante a vida. Para as mulheres, o número foi de 14.

Os pesquisadores constataram que consumir essa quantidade de álcool é o equivalente a fumar de 5 a 10 cigarros por semana. O artigo ressalta, entretanto, que essa é uma estimativa que leva em consideração as possibilidades de obter câncer.

“Esperamos que, ao usar o cigarro como comparador, possamos comunicar essa mensagem de forma mais eficaz para ajudar as pessoas a fazerem escolhas de estilo de vida mais informadas. Devemos ter absoluta clareza de que este estudo quer dizer que beber álcool com moderação é equivalente ao tabagismo. As descobertas estão relacionadas ao risco vitalício em toda a população ”, explicou Drª Hydes.

 

Sair da versão mobile