Dental Press Portal

Posição vertical dos incisivos centrais afeta a percepção de estética do sorriso

Woman smile

De acordo com um estudo realizado por pesquisadores da Faculdade de Odontologia da Universidade Federal da Bahia, a posição vertical dos incisivos centrais superiores afetou significativamente a percepção da estética do sorriso, ao passo que incisivos centrais ligeiramente extruídos foram mais preferidos esteticamente do que intruídos.

Publicada no volume 22, número 2, da Revista Dental Press Journal of Orthodontics, a pesquisa intitulada “Diferentes posições verticais dos incisivos centrais superiores influenciam na percepção estética do sorriso?” teve como objetivo avaliar a percepção da estética do sorriso, entre ortodontistas e leigos, em relação a diferentes posições verticais de incisivos centrais superiores, em análises de face completa e do sorriso aproximado.

Como foi realizada a pesquisa?

Foram utilizadas fotografias frontais de sorrisos de duas mulheres adultas. As imagens foram alteradas para criar uma imagem simétrica, com o nível das margens gengivais dos caninos superiores igual ao dos incisivos centrais e um degrau incisal de 1,0 mm entre central e lateral. Posteriormente, as imagens foram alteradas para criar seis diferentes posições verticais de incisivos centrais, em incrementos de 0,5 mm.

As imagens foram montadas aleatoriamente em um álbum, que foi dado a 114 avaliadores (57 ortodontistas e 57 leigos), que foram convidados a avaliar a atratividade das imagens usando uma escala analógica visual. Os dados coletados foram analisados estatisticamente por meio da análise de variância (ANOVA) de um fator com o teste post-hoc de Tukey e o teste t de Student.

>>> Leia Também: Quanto vale um sorriso?

Os sorrisos mais bem avaliados apresentaram duas características notáveis: a) as margens gengivais dos incisivos centrais corresponderam ou estavam 0,5 mm abaixo da linha das margens gengivais dos caninos; b) o degrau incisal entre central e lateral foi de 1,0 a 1,5 mm. Os piores sorrisos mostraram duas características notáveis: a) as margens gengivais dos incisivos centrais estavam 1,0 mm acima ou 1,5 mm abaixo das margens gengivais dos caninos e; b) nenhum degrau entre os centrais e laterais ou um degrau de 2,5 mm.

Gostou desta pesquisa? Confira ela na íntegra e mais 7 artigos inéditos adquirindo a revista Dental Press Journal of Orthodontics, revista oficial da ABOR – Associação Brasileira de Ortodontia e Ortopedia Facial. Saiba mais aqui!


Sair da versão mobile