Dental Press Portal

Buscando estética com implante e carga imediata associados a enxerto conjuntivo

Resumo: o uso de implantes osseointegráveis na reabilitação bucal tem sido estudado exaustivamente, e seu sucesso clínico é comprovado quando associa-se técnica, tempo de imersão dos implantes e higiene bucal adequados. “Carga mediata” pode ser definida como quando o implante é submetido a uma carga oclusal até 24 horas após o procedimento cirúrgico. Qualidade óssea, técnica cirúrgica minimamente traumática, estabilidade primária, distribuição de cargas oclusais adequadas e no longo eixo do implante constituem fatores essenciais para o sucesso em longo prazo no protocolo de carga imediata.

Captura de Tela 2017-01-20 às 16.31.43

Autores: Valdomiro Simoneti , Guilherme Luckmann, Eduardo Luis Pasquali.

Objetivo: apresentar o relato de caso de um paciente de 42 anos de idade, do sexo masculino, que apresentou-se ao consultório relatando dor. No exame clínico foi constatada fratura no sentido mesiodistal da coroa, estendendo-se em direção à raiz.

Métodos: com os resultados radiográficos periapicais favoráveis, optou-se pela exodontia e instalação imediata de um implante parafuso-cônico, com superfície tratada com TPS, de 5,0 x 13,00mm (Steri-Oss). No pré- e transcirúrgico, observou-se que a gengiva vestibular tinha pouca espessura. Decidiu-se, então, remover um enxerto de tecido conjuntivo do palato e colocá-lo abaixo do periósteo, por vestibular.

Resultados: após três meses de osseointegração, pôde-se observar excelente resposta óssea e gengival, além de qualidade estética satisfatória. Conclusão: a instalação de implante osseointegrável imediato reduziu o tempo de tratamento e as etapas cirúrgicas. Exames pré-cirúrgicos adequados auxiliaram na escolha do implante mais adequado, melhorando, assim, a estabilidade primária, fundamental para o sucesso da osseointegração.

Baixe o artigo na íntegra aqui. 

Sair da versão mobile