Dental Press Portal

Qual pós-graduação devo escolher? Especialização em Ortodontia ou mestrado?

Por que e para que vou fazer especialização? Por que optar por um mestrado acadêmico? E o mestrado profissionalizante? E doutorado, quando fazer?

Estas dúvidas passam pela cabeça não só de cirurgiões-dentistas recém-formados, mas também de profissionais já com alguma experiência que desejam dar um novo rumo para suas carreiras.especialização em ortodontiaPara ajudar nesse processo de escolha, o livre-docente e professor titular de Patologia da Faculdade de Odontologia de Bauru (FOB-USP),  Dr. Alberto Consolaro, reuniu informações importantes em um artigo, publicado recentemente na Revista Clínica de Ortodontia Dental Press (v17n1).

>>> Leia mais: Especialização em Ortodontia Dental Press começa em 7 de maio

No texto, ele sugere algumas abordagens para que essa escolha seja consciente, pois há uma grande quantidade de ofertas e oportunidades diferenciadas, mas nem sempre o que aparece e apresentado em forma de divulgação e propaganda esclarece quais os desdobramentos, oportunidades e limitações que essa atividade oferecida proporciona ao profissional interessado.

“O mercado quer gente especializada, habilitada, treinada e testada. Quando quer um profissional de valor e preparado, procura um especialista treinado para a prática”, diz Alberto Consolaro (Foto: Dental Press)

De acordo com o professor, o mestrado é focado no ensino, enquanto o doutorado na pesquisa. Mas, “para ser um grande profissional, não precisa ser mestre e doutor. Isso é foco voltado para universidades e institutos de pesquisa. O mercado quer gente especializada, habilitada, treinada e testada. Quando quer um profissional de valor e preparado, procura um especialista treinado para a prática”, diz Consolaro.

Leia o artigo na íntegra e confira as orientações do professor Dr. Alberto Consolaro, autor dos livros Reabsorções Dentárias, Inflamação e Reparo, Controvérsias na OrtodontiaO Ser Professor e Biologia e Patologia da Polpa e Periápice, todos editados pela Dental Press.

 

Quero baixar o artigo!

 

Sair da versão mobile