Ícone do site Dental Press Portal

Esmalte dentário artificial começa a se tornar realidade

Um artigo científico publicado pela prestigiosa revista Science mostra que um esmalte dentário artificial, pode ser uma solução importante para diversos problemas na odontologia no futuro. Com um material produzido por engenharia multiescala em laboratório, o esmalte possui organização atômica, nanoescala e microescala similares ao esmalte original, mantendo a complexidade estrutural, rigidez, dureza, força, viscoelasticidade e resistência.

“A combinção incomum de propriedades do esmalte dentário é um produto de sua arquitetura hiertárquica – uma estrutura complexa composta principalmente de nanofios de hidroxiapatita interconectados por uma fase intergranular amorfa (AIP) consistindo de fosfato de cálcio amorfo substituído por magnésio”, diz parte do artigo.

As considerações apontam, entretanto, que replicar com precisão esse tipo de organização hierárquica em um composto abiótico escalável é extremamente difícil, o que mostra uma possibilidade promissora, apesar do desafio de escalar em produção esse tipo de material.

No artigo “Esmalte de dente artificial de engenharia multiescala, de Hewwi Zhao, et al., eles apresentam um modelo de engenharia multiescala, que contém a estrutura hierárquica essencial em várias escalas. O esmalte dentário artificial (ATE) foi produzido com nanofios de hidroxiapatita revestidos com AIP, que foram alinhados usando congelamento bidirecional na presença de álcool polivinílico. Segundo os autores, isso permitiu que as estruturas projetadas tivessem uma organização atômica, em nanoescala e microescala, como o esmalte natural.

Nesse ponto, Hewei Zhao e colegas apresentam um esmalte em uma série de testes, Zhao et al. demonstraram que o nanocompósito ATE exibiu simultaneamente alta rigidez, dureza, resistência, viscoelasticidade e tenacidade, superando tanto as propriedades do esmalte quanto dos materiais fabricados anteriormente.

Referência: “Esmalte de dente artificial de engenharia multiescala” de Hewei Zhao, Shaojia Liu, Yan Wei, Yonghai Yue, Mingrui Gao, Yangbei Li, Xiaolong Zeng, Xuliang Deng, Nicholas A. Kotov, Lin Guo e Lei Jiang, 3 de fevereiro de 2022, Ciência .

Sair da versão mobile