Dental Press Portal

Equipe da Disney usa smartphone para reconstruir dentes digitalmente

A renderização precisa de dentes é crucial para a criação de expressões faciais digitais realistas. Atualmente, animações de face de alta qualidade dependem de modelos de linhas de dentes criados por um trabalho manual tedioso, porque scaners dentários intraorais são muito invasivos, caros, complicados de usar e não prontamente disponíveis. Por isso, uma equipe de pesquisa de Zurique, que apoia a Walt Disney Company, apresenta agora a primeira abordagem não invasiva para a reconstrução de toda uma linha de dentes específica de uma pessoa, a partir apenas de um conjunto de fotografias da boca. O método é usado para reconstruir dentes de forma realista para atores digitais, permitindo que eles reconstruam dentes digitalmente, apesar de alguns deles serem obscurecidos nas imagens pelas bordas da boca ou por outros dentes.

resize_1482242348_uploads_images_7f383b0d7ec08613129f97ce81aa2eb1_png_610x0_85

A base da abordagem empresta os dentes paramétricos de exames odontológicos de alta qualidade, ajustando os mesmos às fotografias de modo que os dentes visíveis são adequadamente correspondentes e os dentes de oclusão são plausivelmente sintetizados. O método ainda permite a modelagem de dentes de alta qualidade a partir de fotografias normais não calibradas ou mesmo vídeos curtos capturados em um telefone celular. Para criar este método, primeiro  foi construído um modelo de linha de dentes humanos usando digitalizações 3D de alta resolução de 86 diferentes filas de dentes reunidas a partir do campo da odontologia humana, e a partir destes dados um modelo de uma linha média de dentes foi criada e variações naturais em forma e espaçamento foram calculados para cada dente.

Embora as imagens dos dentes em grande detalhe seja tecnicamente muito difícil, foi desenvolvida uma forma de reconhecer as bordas dos dentes – onde os dentes se encontram uns com os outros, as gengivas e os lábios. Com estas orientações obtidas a partir de várias fotos ou de uma tomada de vídeo, o modelo pode ser equipado com os dentes da pessoa. Desta forma, toda a fileira de dentes, incluindo os dentes totalmente bloqueados a partir da exibição da câmera, pode ser reconstruída a partir do modelo. Em uma etapa final, a coloração natural dos dentes da pessoa pode ser sobreposta sobre a reconstrução dos dentes para fornecer um conjunto de aparência real de dentes.

“O que me entusiasma como pesquisador é estar criando um humano digital, uma cópia de um a um de um humano real, a fim de trabalhar com ele virtualmente”, Beeler explicou em uma entrevista com Dental Tribune Online em 2015. “O olho humano é extremamente perspicaz com relação a estruturas faciais. A partir do nascimento, observamos rostos e a comunicação social é altamente influenciada pelos pequenos detalhes no rosto. Por conseguinte, o nosso grupo de pesquisa tenta com o máximo de cuidado captar esses detalhes”.

Fonte: DentalTribune

Sair da versão mobile