Dental Press Portal

Enzima extraída do mamão verde pode remover cáries profundas

A biodiversidade do Brasil é uma riqueza natural que pode, talvez, solucionar inúmeras doenças e problemas bacteriológicos ainda existentes neste século 21. A falta de recursos é com certeza uma das principais causas para que estudos, pesquisas, procedimentos e até registros de patentes, impeçam o país de ser uma referência no campo científico. Para citar um exemplo clássico, o estado do Amazonas e sua floresta abrigam plantas, frutos e sementes; um universo de possibilidades ainda pouco explorado pelos cientistas e pesquisadores brasileiros, mas, muito cobiçado pela comunidade científica internacional.

Mas, se o estudo da nossa flora brasileira e suas riquezas naturais e benéficas carece de uma maior atenção, por outro lado, há pesquisadores por aqui, melhorando procedimentos e descobrindo produtos que trazem benefícios incalculáveis a todos. Exemplo disso é a professora de Odontologia e pesquisadora Drª Sandra Kalil.

A papaína, enzima extraída da casca do mamão papaia verde, deu origem ao gel Paracárie, que tem ação seletiva e não ataca o tecido sadio dos dentes Foto: Reprodução)

Ela é responsável pela pesquisa que descobriu o ‘Papacárie’, um gel à base de papaína, enzima extraída da casca do mamão papaia verde. Essa enzima tem ação seletiva e não ataca o tecido sadio dos dentes. Associada à cloramina, a papaína amolece a cárie que podem ser retirada com uma simples curetagem, evitando o famoso motorzinho ou a retirada desnecessária de dente sadio.

‘Papacárie’ já chegou em Harvard

O cirurgião-dentista Zenildo Santos Silva Jr. fez uma parte do seu doutorado na Harvard School Medical, Massachusetts General Hospital, em Boston, nos Estados Unidos. Membro da equipe da pesquisadora Dra. Sandra Kalil, o aluno por meio da sua pesquisa constatou juntamente com professores de Harvard a eficácia do ‘Papacárie’.

O gel da papaína (PapaMBlueTM patente registrada) foi também experimentado no tratamento de lesões de cáries profundas. O ‘Papacárie’ ativado pela luz do Laser, em baixa dosagem, possibilitou a remoção simultânea da dentina infectada sem a necessidade do uso do motor odontológico sem dor, sem trauma e sem medo do dentista.

A técnica permite uma maior preservação das estruturas sadias adjacentes do dente, como a dentina e a polpa. Com maior efetividade, sem nenhuma anestesia, menor tempo de tratamento e uma maior ação antimicrobiana, esse procedimento também evita a progressão da doença no mesmo local.

Sandra Kalil Bussadori

Drª Sandra é professora do curso de Odontologia e dos programas de Mestrado e Doutorado em Ciências da Reabilitação e em Biofotônica Aplicada às Ciências da Saúde da UNINOVE e Professora Titular da Disciplina de Odontopediatria da Universidade Metropolitana de Santos. Trabalha voluntariamente no projeto Caravana do Sorriso, que une teatro móvel e atendimento odontológico. A caravana existe desde 1999 e já atendeu mais de cinco mil crianças.

Ela desenvolveu o trabalho de pesquisa do ‘Gel Papacárie’, com a papaína, no Centro de Pesquisas da Universidade de Santos e na Universidade de São Paulo – USP. Atualmente, é Conselheira do Conselho Regional de Odontologia de São Paulo – CRO/SP.


 

Sair da versão mobile