Ícone do site Dental Press Portal

Entidades se reúnem para promover o uso de protetores bucais

Diversas entidades da odontologia se reuniram para promover uma campanha que ressalta a importância do uso do protetor bucal para a prevenção de traumas dentários. A ideia é que mesmo em esportes onde não há contato – caso skate, por exemplo – há necessidade desse tipo de proteção.

Comum em prática de lutas, o protetor bucal mais corriqueiramente encontrado nas academias é aquele pré-fabricado que, segundo o Prof. Dr. Daniel Decurcio, não tem a mesma eficácia dos aparelhos confeccionados de maneira individualizada por cirurgiões-dentistas. Daí a ideia de promover o uso correto do equipamento de proteção e orientar aqueles que são mais seguros.

“O paciente que opta por uma proteção individualizada está mais resguardado. É mais inteligente e de menor custo investir na prevenção correta do que ter que realizar o tratamento posterior ao trauma. A ideia da campanha é conscientizar, também, os dentistas a orientarem os pacientes que praticam esportes a ter um protetor individualizado”, destacou.

Entre as entidades que assinam a campanha, estão a Faculdade de Odontologia da UFG (Universidade Federal de Goiás), CRO-GO (Conselho Regional de Odontologia de Goiás), ABO (Associação Brasileira de Odontologia) de Goiás, SBEndo (Sociedade Brasileira de Endodontia) e o grupo Endoscience.
As primeiras artes da campanha já estão sendo divulgadas nas redes sociais. Na primeira, o mote é justamente para lutadores – classe que usa mais constantemente os protetores -, com o foco nos aparelhos individualizados. “Ir à luta, sempre. Sem proteção, jamais”. É com esse slogan inicial que as entidades convidam os atletas de artes marciais a irem ao dentista e solicitarem os protetores bucais individualizados.

“Nós encontramos uma incidência grande de traumas em esportes. Muitas pessoas colocam o protetor pré-fabricado acreditando que estão protegidas, mas não estão. Por isso, a campanha tem o foco nos esportes de contato direto e indireto. Estamos fazendo um marketing coordenado, sem campanhas isoladas para alcançar o maior número de pessoas”, disse Decurcio.

As artes da campanha estão disponíveis nas redes sociais das entidades envolvidas. Todos os cirurgiões-dentistas que se sentirem confortáveis em participar da ação podem salvar e compartilhar os conteúdos em suas próprias redes.

Sair da versão mobile