Dental Press Portal

Entidade Europeia exige o fim do uso de amálgamas dentárias

No site oficial da Associação Portuguesa de Conservação da Natureza, Quercus, a maior organização ambiental do país, a Direção anuncia uma aliança ao Grupo Europeu de ONG’s de Ambiente e de Saúde, exigindo o fim do uso de amálgamas dentárias na União Europeia por conta do uso de mercúrio, e adoção de uma odontologia não poluente, sem efeitos para o ambiente e para a saúde dos pacientes.

A carta endereçada à Comissão de Ambiente do Parlamento Europeu em 21 de outubro, no âmbito da proposta de regulamentação sobre o mercúrio, solicita a adoção de medidas, a curto e médio prazo, que prevejam a eliminação progressiva de uso de amálgama dentária até dia 31 de Dezembro de 2022, bem como a proibição do uso de amálgama no tratamento de mulheres, grávidas ou em período de amamentação, que se submetem a tratamento de dentes, por um período de um ano após a data de entrada em vigor do regulamento.

>>>Leia também: Comissão aprova proposta que proíbe uso de amálgamas de mercúrio por dentistas

O uso do mercúrio prejudica o meio ambiente. (Fonte: divulgação)De acordo com a publicação, a União Europeia é o maior consumidor mundial de mercúrio para uso dentário e o maior utilizador de amálgama (90 toneladas por ano). Todo este mercúrio tem que ser eliminado de alguma forma, prejudicando o meio ambiente. Por isso, diversos estudos, recomendações e convenções apontam para a necessidade de eliminar gradualmente o uso da amálgama dentária em odontologia, e não procurar soluções que permitam dar continuidade ao uso do mercúrio, pois as mesmas são falhas e não garantem a proteção do ambiente e da saúde das pessoas.

Ainda é ressaltado que a amálgama dentária não é a solução mais barata do mercado e que o seu custo atual não reflete as externalidades negativas, que se fossem consideradas, transformava-o num dos produtos mais caros. A adoção de soluções sem mercúrio não implica necessariamente o aumento dos custos de seguros de saúde, pois deverá ser disponibilizado o acesso aos dois sistemas, devendo-se beneficiarem de soluções livres de mercúrio no futuro.

>>> Leia também: Bochechos de água oxigenada são carcinogênicos, e indicados livremente na internet! Ou Clareadores dentários são medicamentos, e não cosméticos!

Em uma consulta pública feita pela Comissão Europeia, sobre a Convenção de Minamata, se constatou que o pedido de mudança é apoiado pela sociedade civil. Nela, 88% dos participantes estavam disponíveis para a mudança e preocupados com a mesma, na medida em que foi a questão mais votada, em comparação com as outras. Esta decisão ainda tem apoio dos profissionais da área, uma vez que muitos dentistas preferem usar métodos sem mercúrio (como dentes de resinas compostas), ao invés das amálgamas.

Sobre a Quercus

A Quercus é uma Organização Não Governamental de Ambiente (ONGA) portuguesa fundada a 31 de outubro de 1985. É uma associação independente, apartidária, de âmbito nacional, sem fins lucrativos e constituída por cidadãos que se juntaram em torno do mesmo interesse pela Conservação da Natureza e dos Recursos Naturais e na Defesa do Ambiente em geral, numa perspectiva de desenvolvimento sustentável.
O seu âmbito de ação abrange além da conservação da natureza e da biodiversidade, a energia, a água, os resíduos, as alterações climáticas, as florestas, o consumo sustentável, a responsabilidade ambiental, entre outras. Em 1992, recebeu o Prémio Global 500 das Nações Unidas e o título de membro honorário da Ordem do Infante D. Henrique.

Fonte: Quercus.pt

 

 

Sair da versão mobile