Dental Press Portal

Endodontia brasileira perde Dr. Gilson Sydney

A Endodontia brasileira perdeu esta semana um de seus maiores nomes. Dr. Gilson Blitzkow Sydney faleceu na última terça-feira (23), em Curitiba (PR), precocemente aos 63 anos, vítima de um acidente vascular cerebral. Editor emérito do Dental Press Endodontics (DPE), ele foi professor titular da Universidade Federal do Paraná (UFPR) por 36 anos.

Parceiro em diversos projetos e publicações, o professor Dr. José Antonio Poli de Figueiredo, da PUC-RS, lamenta a perda. “Gilson Sydney representa toda uma geração que testou e modificou a Endodontia utilizando novas tecnologias, sem medo de mudar e ao mesmo tempo embasado em evidências científicas. Ele argumentava apaixonadamente suas convicções e ministrava aulas e cursos com maestria, nacional e internacionalmente. Mais do que isso,  era um grande amigo, com grande senso humanitário e dono de excelente humor. Ele fica nos nossos corações e mentes pelo seu legado científico e pessoal”, diz o professor.

Ex-aluno do Dr. Gilson na USP de Bauru e atual editor-chefe do DPE, Dr. Rodrigo Vivan diz que ele foi um dos grandes conhecedores e difusores dos sistemas mecanizados de instrumentação (sistemas rotatórios e reciprocantes) Brasil afora. “A equipe de Endodontia da USP de Bauru lamenta muito. Sentiremos muito a falta do professor Gilson, pois contribuía muito para a Endodontia nacional e internacional.”

Foto de abril de 2010, durante visita de Carlos Estrela e Gilson Sidney à editora, para discutir a criação da Endodontics (Foto: Renata Mastromauro/Dental Press)
Dr. Gilson Sidney e Dr. Carlos Estrela em visita à Dental Press, em abril de 2010, para discutir a criação da DPE. Com Junior Bianchi, Dr. Laurindo Furquim e Ronis Furquim (Foto: Renata Mastromauro/Dental Press)

Carreira

Graduado em Odontologia pela UFPR em 1976, concluiu seu mestrado e doutorado pela USP/Bauru, respectivamente em 1993 e 1996. Desde 1980, era professor titular na UFPR, desenvolvendo diversas pesquisas na área de Endodontia. Ao lado dos doutores José Antonio Poli de Figueiredo e Carlos Estrela, atuou em vários projetos: criou a Fundação de Ensino e Pesquisa Endodôntica, editou o Brazilian Endodontic Journal e, posteriormente, foi editor-chefe do Dental Press Endodontics. Ainda com o parceiro Dr. Carlos Estrela, e com o professor Dr. Ronaldo Araújo Souza, fundou o Circuito Nacional de Endodontia.

Publicou mais de 70 artigos em periódicos nacionais e internacionais,  lançou o livro Traumatismo Alveolo-Dentário (Artes Médicas, 1998) e escreveu como convidado diversos outros capítulos de livros.

Sair da versão mobile