Dental Press Portal

Leopoldino Capelozza comenta e atualiza obras em encontro em Maringá

“Livros são letras mortas que só ficam vivas quando lidas e só são úteis se atendem a necessidade do leitor. Livros técnicos representam a essência desse conceito e precisam ser atualizados.” A afirmação é de um dos maiores autores da Ortodontia nacional, o professor Dr. Leopoldino Capelozza Filho. Nos dias 18 e 19 de agosto, ele irá revisar, comentar e atualizar seus best-sellers Diagnóstico em Ortodontia e Metas Terapêuticas Individualizadas, ambos publicados pela Dental Press, em um encontro promovido pela editora no Bristol Metrópole Hotel, em Maringá (PR). Os participantes do encontro terão desconto de 50% na compra dos livros.

Capelozza FIlho autografa exemplar do Metas Terapêuticas Individualizadas, na Dental Press (Foto: Acervo)

De acordo com o professor, o livro Diagnóstico em Ortodontia, publicado em 2004, mudou menos do que devia. “Embora uma classe III, por exemplo, continue sendo expressa e reconhecida pelos mesmos parâmetros morfológicos, que definem sua presença, ganhou ou deveria ter ganho novas interpretações para definição de sua gravidade. Afinal, tivemos nesse período o advento da tomografia, que em uma especialidade cuja base diagnóstica é morfológica, deveria ter sido um tsunami, mas foi um sopro. Parte do que deveria ser está atualizado na segunda edição do livro”, diz o autor.

Capelozza explica que as Metas Terapêuticas Individualizadas, nesta segunda década do século XXI, tornaram-se pedra fundamental na relação terapeuta/paciente, com a intenção de tratar qualquer doença em qualquer área. “Protocolos, que significam práticas sistemáticas adotadas de modo repetido e definidas pela capacidade terapêutica, incluindo efeitos positivos, adversos e colaterais, ajustados para o indivíduo, tem sido adotados na Ortodontia mais na fala do que na prática. Limitações de uma especialidade que classifica seus pacientes pela relação molar e tem dificuldade de admitir que trata doenças”, aponta.

Ao longo de 10 horas-aula, o curso teórico abordará novas evidências permitidas pela tomografia no diagnóstico e repercussões na prática clínica, diretamente em casos cirúrgicos e de modo conceitual na compensação; novas possibilidades terapêuticas e sua real compreensão: sobre correção ortodôntica e ortopédica e ou manejo de crescimento; a revogação da recidiva pelo conceito da posição final dos dentes em equilíbrio; e a revogação do envelhecimento e suas consequentes alterações morfológicas, quase sempre negativas, pela ação do aparelho ortodôntico.

Mais informações estão disponíveis no site Dental Press Cursosacesse aqui.

 

Sair da versão mobile