Dental Press Portal

Eminectomia bilateral é eficaz no tratamento de deslocamentos crônicos

Por meio de um relato de caso clínico, um estudo realizado por pesquisadores da Escola Bahiana de Medicina, da Universidade Federal da Bahia e da Unicamp (Piracicaba/SP) mostrou que a técnica de eminectomia bilateral é eficaz na resolução de casos de deslocamentos crônicos e em casos recorrentes.

O estudo, intitulado “Eminectomia bilateral para resolução de deslocamento condilar recorrente” e publicado na revista Journal of the Brazilian College of Oral and Maxillofacial Surgery (volume 2, número 3), teve como objetivo relatar um caso clínico de um paciente epiléptico que apresentava fratura bilateral de miniplacas na eminência articular, e foi submetido a uma eminectomia bilateral como tratamento permanente.

Caso Clínico

Paciente do sexo masculino, 31 anos de idade, faioderma, portador de disfunção neuromuscular (epilepsia), com histórico de luxação recidivante de côndilo mandibular (LRCM), submetido a uma cirurgia para instalação de miniplacas de titânio 10 anos antes, evoluindo com fratura bilateral de placas na eminência articular. Ao exame clínico, apresentava: simetria facial, ausência de desvios durante abertura e fechamento de boca, e amplitude máxima de abertura bucal (AMAB) de 60 mm. O tratamento proposto foi a eminectomia bilateral.

As miniplacas e os parafusos fraturados foram removidos e, em seguida, foram realizadas osteotomias e osteoplastias das eminências articulares, bilateralmente. O paciente não apresentou outro episódio de luxação após o procedimento cirúrgico e alcançou amplitude de abertura bucal satisfatória.

Quais foram as conclusões?

A eminectomia bilateral preservou os movimentos mandibulares, dispensando o uso de material autógeno, placas ou substâncias esclerosantes. Provou ser uma técnica eficaz na resolução de casos de deslocamentos crônicos, e um procedimento eficaz em casos recorrentes.


Gostou desta pesquisa? Confira ela na íntegra e outros artigos científicos da área de Cirurgia Bucomaxilofacial na revista Journal of the Brazilian College of Oral and Maxillofacial Surgery, publicação oficial do Colégio Brasileiro de Cirurgia e Traumatologia Buco-Maxilo-Facial (CBCTBMF). Saiba mais aqui!

Sair da versão mobile