Dental Press Portal

O efeito de uma única dose de Amoxicilina na microbiota oral

Pesquisas da Suécia mostraram o efeito antimicrobiano de uma única dose única de amoxicilina na microbiota bucal. A droga escolhida para esta pesquisa foi a amoxicilina pois é amplamente utilizada em cirurgia oral, e proporciona uma profilaxia antimicrobiana contra os estreptococos orais que acarretam em infecção no sítio cirúrgico e bacteremia.

amoxicilina-bacterias
A amoxicilina é amplamente utilizada em cirurgia oral. (Fonte: Divulgação)

No experimento tentaram determinar o ponto de ruptura da amoxicilina na saliva, e também queriam descobrir o efeito de uma dose única de amoxicilina sobre a fenda gengival, a microbiota salivar e as bactérias colonizadoras nas membranas mucosas. Para isso, vinte sujeitos receberam 2g de amoxicilina, e em seguida, a equipe de pesquisa monitorou a microflora anaeróbica e estreptocócica. Eles coletaram amostras de saliva e plasma após 1, 4 e 24 horas. Para a análise das amostras das concentrações de amoxicilina (livre e ligada à proteína) utilizaram-se cromatografia líquida e espectrometria de massa.

>>> Leia Também: Clorexidina e suas aplicações na Endodontia: revisão da literatura

Os resultados mostraram que as concentrações de amoxicilina no plasma estavam acima do ponto de ruptura (> 2 μg / mL) após 1 e 4 horas, mas não após 24 horas. Uma dose única de amoxicilina teve um efeito significativo sobre os estreptococos na fenda gengival. A equipe de pesquisa concluiu que uma única dose de amoxicilina administrada como profilaxia para prevenir uma infecção no sítio cirúrgico poderia reduzir significativamente a microflora estreptocócica oral na fenda gengival. Esta droga reduz o número de bactérias se espalhando em tecidos e a bacteremia do streptococci.

Fonte: DentalTime

Sair da versão mobile