Dental Press Portal

Nova edição da Revista Dental Press de Estética é lançada

esteticaA edição v12n2 da Revista Dental Press de Estética, lançada esta semana,  traz seis artigos científicos inéditos, além das tradicionais seções “Gestão em Odontologia”, de Celso Orth, “Biologia da Estética”, por Alberto Consolaro, e “Protocolo Clínico”, que apresenta nesta edição a segunda parte do trabalho realizado por Rafael Calixto, Nelson Massing e Jorge Eustáquio.

De autoria de Sanzio Marques (FO-UFMG) e Márcia Marcondes Guimarães (FOSJC-UNESP), o artigo “Técnica semidireta como opção restauradora para dentes posteriores” traz o passo a passo de uma restauração semidireta de resina composta em um molar, além de discutir as indicações, vantagens e características dessa técnica.

Também presente no periódico, o artigo “Alternativas de tratamento para a reabilitação  bucal estética e funcional”, de autoria de Elisângela Dallazen (Associação Brasileira de Odontologia de Ponta Grossa/PR), Albano Luis Novaes Bueno (Universidade Tuiuti do Paraná), Fabiano de Oliveira Araujo (Universidade Tuiuti do Paraná), Paulo Augusto Pires Milani (Universidade Tuiuti do Paraná) e Yasmine Mendes Pupo (Universidade Tuiuti do Paraná), objetiva revisar  diferentes formas de conduzir os tratamentos de reabilitação bucal, citando variados planejamentos que utilizam desde técnicas tradicionais até as mais atuais. No artigo, ainda, um caso clínico de reabilitação em que o planejamento se volta para a parte estética.

Já o trabalho de Mila Oliveira Santos Viana, intitulado “Prótese fixa periodontal: relato de caso clínico”, relata um caso clínico de prótese fixa periodontal tradicional metalocerâmica e prótese parcial removível inferior, mesmo com o advento de implantes. No estudo, a limitação biológica não foi empecilho para a utilização dos melhores materiais disponíveis e de todos os conceitos de reabilitação bucal.

“Influência dos tratamentos de superfície na força de união das cerâmicas em zircônia” é o título do artigo feito por Alessandra Satake (UFMS), José Luiz Guimarães de Figueredo (FAODO- UFMS) e Walter Leonardo Siqueira Zaia (UNIRP).  O trabalho analisa as evidências científicas atuais sobre os métodos de tratamento de superfície da zircônia, de acordo com a literatura científica do período de janeiro de 2007 a fevereiro de 2012.

Elaborado por José Vitor Quinelli Mazaro (Faculdade de Odontologia de Araçatuba –Unesp), Adriana Cristina Zavanelli (Faculdade de odontologia de Araçatuba – Unesp), Ricardo Alexandre Zavanelli (UFG) e José Olavo Mendes (IOPG-MG), o artigo “Restaurações all-ceramic para casos complexos” apresenta uma alternativa de planejamento reabilitador protético, além de descrever a reabilitação estética em casos complexos de paciente com parafunção e perda de dimensão vertical de oclusão.

Por fim, o artigo “Matriz Estética Personalizada (MEP): abordagem ultraconservadora e previsível  para confecção de facetas semidiretas”, de Albano Luis Novaes Bueno (Universidade Tuiuti do Paraná), Yasmine Mendes Pupo (Universidade Tuiuti do Paraná), Fabiano de oliveira Araujo (Universidade Tuiuti do Paraná) e Márcio Kubitski (Universidade Tuiuti do Paraná), traz uma nova abordagem adequada para o ambiente clínico em geral, reproduzindo os dentes anteriores de uma forma simplificada e adequando o sorriso com previsibilidade.

Até meados de julho, a revista chegará aos assinantes de todo o país. Saiba mais sobre o periódico e assine a publicação oficial da Sociedade Brasileira de Odontologia Estética.

Sair da versão mobile