Dental Press Portal

Edição do JADA discute aumento da prescrição de antibióticos

ADAJ_v147_i5_COVER.inddMuitos profissionais podem prescrever antibióticos com menos frequência e por períodos mais curtos ao rever os seus métodos de prescrição e garantir que estejam em conformidade com as orientações, de acordo com pesquisa publicada na edição de maio de 2016 do The Journal of the American Dental Association (JADA).

Pesquisadores analisaram dados de prescrições ambulatoriais em British Columbia, no Canadá, de 1996 a 2013, e ajustou aos dados relativos ao crescimento da população. Eles descobriram um aumento de 62% na taxa de prescrição de antibióticos por dentistas.

“Não há nada de especial em British Columbia, por isso estamos levantando a questão se isso poderia estar acontecendo em outros lugares também”, explicou o autor do estudo, David Patrick, professor e diretor da School of Population and Public Health at the University of British Columbia.

De acordo com Patrick, isso ocorre ao mesmo tempo em que o mundo está acordando para a ameaça de infecções causadas por organismos resistentes a antibióticos. “Há uma clara compreensão de que o uso desnecessário de antibióticos acelera o problema. Os médicos têm reagido a isso, reduzindo as prescrições em 18%”, diz.

“Em essência, o artigo funciona como um chamado para os dentistas entrarem na briga, para participarem da batalha para reduzir a ameaça de organismos resistentes. Muitos dentistas contribuíram com ideias sobre como a prescrição odontológica poderia ser reduzida sem prejudicar os pacientes .”

O artigo na íntegra, em inglês, está disponível aqui.

Fonte: MDLinx

Sair da versão mobile