Dental Press Portal

Dr. William R. Proffit, pai da ortodontia moderna, morre aos 82 anos

Professor foi citado mais de 7,6 mil vezes, pelos seus mais de 200 artigos publicados

O professor William R. Proffit, considerado uma das maiores referências da ortodontia moderna, faleceu ontem (1), nos Estados Unidos, aos 82 anos. Proffit completaria, no ano que vem, exatos 60 anos de atividade científica.

Ele nasceu em 19 de abril de 1936, em Harnett Country – Carolina do Norte –, nos Estados Unidos. Em 1956, bacharelou-se em Ciências na University of North Carolina. Três anos mais tarde, sagrou-se cirurgião dentista e, em 1962, obteve o PhD em ortodontia pela Medical College Virginia.  No ano seguinte, concluiu o mestrado em Ciências, pela conceituada University Washington.

Proffit foi pesquisador do Instituto Nacional de Pesquisa Dentária (EUA), entre 1963 e 1965; professor assistente de Ortodontia na universidade de Lexington, em Kentucky (1965-1968); professor associado em Lixington (1968-1971) e professor de Ortodontia na universidade de Gainsville, na Florida, entre 1973 e 1975. A partir de então, passou a ser professor de Ortodontia na University of North Carolina.

O professor serviu ainda como tenente, comandando o serviço público de saúde americano, entre os anos de 1963 e 1965. Foi membro da Associação Americana de Ortodontia, entre 1970 e 1976.

Em março deste ano, Proffit recebeu o primeiro prêmio “Lifetime Archievement Award in Orthodontic Reaserch”.  Na ocasião, o editor chefe da AJO-DO (American Journal of Orthodontics), Dr. Rolf Behrents, destacou a importância do ortodontista nas conduções de pesquisas individuais.

“Na intenção de reconhecer essas colaborações individuais, quem teve contribuições significativa para a ciência, relacionadas a especialidade da ortodontia, durante todo o curso de vida, a AAO estabeleceu o ‘Lifetime Achievement Award in Orthodontic Research’ e oportunamente selecionou o Dr. Proffit como primeiro receptor do prêmio. Além de pesquisa, ensino, publicações e apresentações, ele tem uma extraordinária influência na ortodontia por todo o país e ao redor do mundo”, disse.

William Profit é autor dos livros “Contemporary Orthodontics” e “Comtemporary Treatment of Dentofacial Deformity”. Pela University of North Carolina, escreveu 207 artigos e foi citado mais de 7,6 mil vezes por outros profissionais de todo o mundo.

Sair da versão mobile