Dental Press Portal

Dr. Renato Almeida é homenageado na Revista Clínica de Ortodontia

O entrevistado da edição v17n2 da Revista Clínica de Ortodontia Dental Press (RCODP) é uma grande referência na Ortodontia brasileira. Há 53 anos atuando na profissão, o professor Dr. Renato Almeida teve a oportunidade de conviver com os grandes nomes que consolidaram a ciência ortodôntica  no país – e fez parte dessa conquista.

Muito respeitado e querido pelos colegas, ele carrega uma bandeira importante, a da Ortodontia Preventiva e Interceptora, seu assunto predileto. Com a publicação de dezenas de trabalhos e um livro sobre o tema, Ortodontia Preventiva e Interceptora: mito ou realidade (Editora Dental Press, 2013), tornou-se autoridade na área.

Nas páginas da revista, além de conferir dois casos clínicos tratados por ele, o leitor poderá conhecer um pouco da história e opiniões desse grande profissional. “Ingressei na docência como Professor Assistente na disciplina de Ortodontia da FOB-USP, em 1965, a convite do professor Décio Rodrigues Martins. Em 1966, realizamos o curso de mecânica ortodôntica na filosofia de Charles H. Tweed, ministrado pelo professor Interlandi. Foi nessa oportunidade que nos apaixonamos pela Ortodontia”, conta Almeida.

Da esquerda para a direita: Décio R. Martins, Sebastião Interlandi, Rui C. Fonseca, Renato R. Almeida, Paulo Sérgio Fêo e Dr. Jairo Corrêa, presidente da Sociedade Paulista de Ortodontia (Foto: Acervo particular)

“O Dr. Renato é um profissional que podemos classificar como um tesouro para nossa profissão”, diz o editor-chefe da RCODP, Dr. Carlos Alexandre Câmara. “Um tesouro que deu frutos – aliás, excelentes frutos. De uma família da qual fazem parte sete dentistas, ele é pais de dois ortodontistas: Renata e Marcio Almeida.”

Graduado pela Faculdade de Odontologia de Lins e doutor em Ortodontia pela Faculdade de Odontologia de Bauru (FOB-USP), ele é livre-docente na mesma universidade e professor emérito em diversas outras instituições. Atualmente, é professor titular do Curso de Mestrado Acadêmico em Ortodontia da Universidade Norte do Paraná (UNOPAR), em Londrina (PR).

Quer conferir a entrevista? Clique aqui e saiba como assinar a RCODP. 

Sair da versão mobile