Dental Press Portal

Dr. Paulo Amarante de Araújo, professor aposentado da FOB, falece aos 83 anos.

paulo_amarante_de_araujo_gde

Comunicamos com pesar o falecimento, na tarde desta sexta-feira (11/4), do Dr. Paulo Amarante de Araújo, aos 83 anos, professor aposentado da disciplina de Materiais Odontológicos da FOB-USP e colaborador histórico para o desenvolvimento do Hospital Centrinho-USP.

O corpo será velado a partir das 20h de hoje até às 13h deste sábado, no Teatro Universitário da FOB-USP. Depois, segue para o Crematório Regional Jardim dos Lírios em Bauru, onde haverá cerimônia apenas para familiares.

Dr. Paulo deixa a esposa, Lúcia, três filhos (entre eles Carlos dos Reis Pereira de Araújo, professor da Disciplina de Prótese da FOB-USP), netos e bisneto. Registramos nossas condolências à família.

 

Trajetória


Graduado pela então Universidade Federal de Uberaba (1953), Paulo Amarante tinha doutorado em Odontologia (Materiais Dentários) pela USP (1968), e pós-doutorados pela Royal Dental College (1983 e 1989) e pela Universidade de Lisboa (1994).

Na década de 50 e início dos anos 60, participou ativamente do movimento pela implantação definitiva da Faculdade de Odontologia de Bauru, integrando, inclusive, comissão pró-Faculdade.

Ingressou na FOB-USP como docente no mês de sua fundação, em maio de 1962. Como diretor da Faculdade entre 1974 e 1978, atuou fortemente pela regulamentação dos cursos de Pós-Graduação e pelo fortalecimento da Graduação (com a criação de uma comissão de ensino voltada à reforma curricular). Também foi um incondicional apoiador do trabalho prestado pelo Centrinho-USP. Sua gestão à frente da FOB pavimentou o caminho e impulsionou o campus de Bauru para os avanços futuros.

Após a aposentadoria, em 2000, Dr. Paulo atuou ainda como revisor do periódico Journal of Applied Oral Science, da FOB-USP, e foi presidente da Comissão para Elaboração do Livro dos 50 Anos da Faculdade.

Sair da versão mobile