Dental Press Portal

Dr. Luís Calicchio fala sobre as vantagens do escaneamento intraoral

Autor dos livros “A Arquitetura do Sorriso” e ” Precision – Os Segredos da Odontologia Estética Minimamente Invasiva”, o Dr. Luís Calicchio fala sobre a utilização das novas tecnologias em favor do aprimoramento da odontologia de maneira geral. Formado pela Faculdade de Odontologia de Piracicaba e membro da SBOE (Sociedade Brasileira de Odontologia Estética), ele defende que, com o aumento dos parâmetros clínicos, alicerçados em novas tecnologias é possível progredir, em paralelo,  no desenvolvimento acadêmico.

“Uma vez que a quantidade de dados armazenados durante os procedimentos clínicos permitirá um entendimento melhor do comportamento dos materiais utilizados e da própria resposta biológica dos pacientes frente aos tratamentos propostos”, explicou.

Dr. Luís Calicchio fala hoje sobre a utilização de mapeamento digital 3D a partir do uso do iTero®. Confira as vantagens, diferenças e novidades que por ele foram apresentadas, em uma entrevista exclusiva para o Portal Dental Press.

 

PORTAL DENTAL PRESS – Quais as principais indicações para o uso do scanner iTero®?

LUÍS CALICCHIO – As indicações do iTero são bem amplas e podem colaborar com as atividades dos profissionais de odontologia de diversas especialidades.

Este scanner intraoral é responsável pela geração de arquivos digitais das arcadas em diversos momentos do fluxo clínico / laboratorial, como exemplificado abaixo:

Sendo assim, ortodontistas, implantodontistas, protesistas, periodontistas e especialistas em dentística estão muito bem assistidos com o iTero!

 

No que esse equipamento contribui no dia a dia clínico do cirurgião-dentista?

A utilização do scanner intraoral iTero no dia a dia traz velocidade nos atendimentos, facilita a comunicação entre dentista e paciente, permitindo explicações mais claras e ilustrativas da realidade de maneira instantânea.

Além disso, ele elimina o risco de distorção do registro das arcadas do paciente, muito comum no fluxo de moldagem tradicional e na criação dos modelos na fase laboratorial no momento de vazamento do gesso – outra fase com muita distorção.

A facilitação na comunicação entre o time multidisciplinar também é outra vantagem, uma vez que os arquivos podem ser enviados de forma rápida e fácil, permitindo aos especialistas elaborarem o diagnóstico com mais precisão.

Outra vantagem extremamente significativa no ganho de tempo está no momento de se confeccionar os alinhadores e restaurações, visto que não existe a necessidade de se produzir um modelo para iniciar a produção do trabalho em questão.

O dentista, ao usar a tecnologia do iTero, ainda consegue um aperfeiçoamento de seus procedimentos clínicos, uma vez que tendo imagens 3D do que está sendo realizado, é possível ter uma visão mais crítica e apurada de seu trabalho.

Sendo assim, a utilização do iTero no dia a dia do cirurgião dentista é fundamental para o aumento da produtividade do consultório. O iTero é o parceiro ideal para o crescimento sustentável da clínica.

 

Existe mais de um tipo de iTero®. Quais as principais diferenças de um para o outro?

O iTero® Element 2 é uma evolução do iTero® Element, e apresenta os seguintes diferenciais:

Vale ressaltar que ambos os equipamentos atendem muito bem o profissional que deseja se diferenciar e digitalizar sua clínica.

 

Para o paciente, qual a vantagem de usar o iTero?

A vantagem do paciente ao usar o iTero é uma consulta mais tranquila, sem o desconforto da ânsia que a massa de moldagem provoca, o gosto ruim na boca e a sujeira que faz na face do paciente. Com o scanner intraoral, o cliente está livre de tudo isso.

Ter os registros de sua arcada de forma digital também é outro benefício que traz a segurança de um melhor acompanhamento das condições bucais durante os anos e a certeza que em caso de imprevistos o dentista possui um arquivo com as informações necessárias para reproduzir o dente exatamente igual ao original.

O iTero ainda conta com a ferramenta de simulação do sorriso, permitindo ao paciente visualizar as alterações propostas pelo dentista no tratamento Invisalign, garantindo previsibilidade nos processos.

 

Estamos em um crescimento exponencial da tecnologia. Tudo o que é feito cada vez mais se torna obsoleto mais rápido. O iTero chegou ao mercado com qual perspectiva de duração?

Realmente, a tecnologia está avançando de forma exponencial e no consultório não é diferente. Para o profissional de odontologia ficar sempre em evidência ele deve aderir a essas inovações.

No caso do iTero, as atualizações dos softwares são constantes, o que garante ao doutor estar sempre em dia com a tecnologia, independente do modelo do equipamento.

Além disso, novas versões do iTero são introduzidas no mercado de tempos em tempos. Por exemplo, o iTero Element 5D (que acabou de ser lançado no exterior) vem com a tecnologia NIRI de detecção de cáries interproximais, que promete ajudar no atendimento dos pacientes quando chegar por aqui.

 

O senhor enxergam, nesse equipamento, além do aperfeiçoamento clínico, uma possibilidade para aperfeiçoar os parâmetros científicos no País? Por quê?

Sem dúvida. Os parâmetros científicos serão aperfeiçoados, uma vez que a quantidade de dados armazenados durante os procedimentos clínicos permitirá um entendimento melhor do comportamento dos materiais utilizados e da própria resposta biológica dos pacientes frente aos tratamentos propostos.

Sendo assim, será questão de tempo para que os parâmetros científicos fiquem cada vez mais precisos.

 

>> Luís Calicchio será um dos palestrantes do Congresso Internacional Dental Press Specialties.

Sair da versão mobile