Dental Press Portal

Dr. Cléber Bidegain Pereira morre aos 88 anos

Cleber Bidegain PereiraO ortodontista gaúcho Dr. Cléber Bidegain Pereira morreu no último domingo (12), em Uruguaiana (RS), cidade onde nasceu, viveu e construiu uma carreira de sucesso na Odontologia, como clínico, professor e pesquisador. Aos 88 anos, Dr. Cléber estava com a saúde debilitada e morreu em decorrência de problemas renais. Ele, que já era viúvo da também dentista Dra. Hilde, deixa três filhas: Lúcia, Laura e Cristina.

Informática e Odontologia

Sempre à frente de seu tempo, Dr. Cléber foi pioneiro no uso da informática na Odontologia no Brasil. Fundou a Associação Brasileira de Usuários de Computadores na Odontologia e os departamentos de de Informática da Sociedade Paulista de Ortodontia (SPO) e Sociedade Gaúcha de Ortodontia (SOGAOR).  Ele editou o primeiro CD-ROM brasileiro educativo na área da Ortodontia, lançado no 11° Congresso Brasileiro de Ortodontia (SPO) em outubro de 1998, e o livro Introdução à Informática na Odontologia.

Em 1996, quando a maioria das pessoas ainda descobria as possibilidades da informática, ele lançou um website,com informações sobre sua vida, pesquisas e carreira (acesse aqui) – espaço que mantinha constantemente atualizado.

Repercursão

A morte do Dr. Cléber repercutiu nas redes sociais. Muito querido pela comunidade odontológica brasileira, é descrito por colegas e alunos como “vanguardista”, “visionário” e “entusiasta do mundo digital”. Em mensagem carinhosas deixadas em sua página no Facebook, pacientes também destacaram sua delicadeza e destreza com as palavras.

Dr. Jorge Faber, ortodontista de Brasília (DF) editor-chefe do Journal of World Federation of Orthodontists (JWFO), destacou sua capacidade de reconhecer a importância da tecnologia na revolução que a Odontologia vivenciaria. “Dr. Cleber é uma das pessoas mais emblemáticas da excelência da odontologia brasileira. Tive o privilégio de trocar muitas mensagens com ele ao longo dos anos e – como editor do JWFO – publicar o último artigo que ele escreveu. Dr. Cléber teve uma vida vivida com sentido e a fez valer. Ele deixa saudade e deixa uma obra. As odontologias brasileira e mundial perdem um ícone; a família, uma pessoa maravilhosa que deixará muita saudade”, disse.

Dr. Cléber e a Dental Press

A ânsia do Dr. Cléber pela inovação na Odontologia o aproximou da Dental Press. Em 1998, durante uma visita à sede da empresa, em Maringá (PR), ele ficou impressionado com a vasta documentação que o Dr. Laurindo Furquim (fundador da editora) possuía em slides Kodak. “Eu já usava o aparelho Jones Jig, que era uma coisa muito moderna para a época. Ele ficou encantado com tudo aquilo e deu uma ideia para minha palestra no SPO: fazer uma aula interativa. Eu começaria a dar aula, e a plateia escolheria, de um a cem, um caso clínico. A gente procuraria no programa no computador, que indicaria em qual carrossel de slides estaria tal caso escolhido. Então colocaríamos o carrossel e eu explicaria o caso clínico”, conta Dr. Laurindo.

Assim foi feito, e essa aula foi uma antevisão do que seria uma aula com Power Point. O sucesso do formato foi tão grande que lotou o auditório. “Tinha gente sentada até no chão”, lembra ele, que foi convidado pelo Dr. Cléber a repetir a palestra “100 casos clínico de Jones Jig” no congresso da SOGAOR daquele ano.

“Tenho grande amor pela ‘família’ Dental Press, acompanhei por algum tempo o crescimento desta esplendorosa empresa, fruto da sabedoria, habilidade e perseverança do Laurindo, Teresa, Ronis, Carlos e toda a equipe.  Tenho orgulho de ter a amizade deles e amor para cada um dos que conheci em tempos passados”, disse o próprio Dr. Cléber, por e-mail, em julho de 2016.

Entrevista

As ideias de vanguarda, os pensamentos e opiniões acerca da Odontologia foram eternizadas em uma entrevista concedida à Revista Dental Press de Ortodontia e Ortopedia Facial (atual DPJO), publicada em janeiro de 2005. Confira a entrevista aqui (Parte 1 e Parte 2).

 

Sair da versão mobile