Dental Press Portal

Dos 30 maiores experts de Endodontia do mundo, cinco são brasileiros

Endodontia brasileira tem 1.999 experts segundo ranking internacional; Professor José Freitas Siqueira é o maior expoente da área

Professor Siqueira é o que mais publica sobre endodontia no mundo

A Endodontia brasileira está muito bem representada no cenário internacional de pesquisa. Dos 30 pesquisadores que mais publicaram artigos científicos desde 2009, cinco são brasileiros – segundo o Endodontics Worldwide. As três primeiras colocações, inclusive, são ocupadas por profissionais do Brasil: José Freitas Siqueira, Gustavo André de Deus e Isabela Neves Rôças. Os professores Marco Antônio Húngaro Duarte e Emmanuel João Nogueira da Silva integram a lista.

Entre as dez instituições de ensino superior que estão melhor ranqueadas na área de endodontia, sete são brasileiras: A USP (Universidade de São Paulo), a Unesp (Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho), a Unicamp (Universidade de Campinas), Universidade Federal do Rio de Janeiro. Há também destaque para “instituições diversas” do Estado de São Paulo e Rio de Janeiro.

Confira o número de artigos publicados por cada um dos Experts em Endodontia nos últimos 10 anos:

O Ranking levou em consideração 7.595 artigos publicados em revistas de alto padrão e rigor científico ao redor do mundo. Dos 9.900 pesquisadores elencados, exatos 1.999 são brasileiros e, juntos, publicaram 1.288 artigos, ou seja, a produção brasileira na área de endodontia representa aproximadamente 17% do escopo do ranking. Para se ter dimensão, a produção de todos países europeus juntos totaliza 2.333 trabalhos publicados.

Entre os países latino-americanos, o Brasil colabora com 94% da produção dos 1.371 artigos publicados por todos os países do bloco. Dessa forma, as instituições de pesquisa e ensino superior do Brasil produzem 15 vezes mais do que todos os outros 12 países do continente juntos.

Sair da versão mobile