Ícone do site Dental Press Portal

Doença gengival pode agravar a DPOC, diz estudo

Pesquisadores da Universidade de Sichuan, na China, descobriram que bactérias associadas à doença gengival podem agravar a progressão da doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC). O estudo, publicado na revista mSystems, mostrou que essas bactérias ativam dois tipos de células do sistema imunológico, as células T γδ e os macrófagos M2, que são importantes para a defesa contra infecções.

“Ao melhorar a terapia periodontal e atacar a inibição de células T γδ e macrófagos M2, podemos ser capazes de ajudar a controlar a progressão da DPOC”, disse o microbiologista Boyu Tang, que liderou o estudo.

A DPOC é uma doença pulmonar crônica que dificulta a respiração. É a sexta causa de morte no mundo.A periodontite é uma doença gengival que resulta da acumulação de placa bacteriana. A placa bacteriana pode causar inflamação e destruição dos tecidos que sustentam os dentes.

Estudos anteriores já haviam mostrado que a periodontite é um fator de risco para a DPOC. O novo estudo fornece mais evidências sobre como essa associação ocorre. Os pesquisadores usaram modelos de ratos para mostrar que ratos infetados com periodontite e DPOC tiveram pior progressão da DPOC do que ratos infetados com DPOC isoladamente.

Eles também descobriram que, em ratos infetados com P. gingivalis, uma bactéria oral associada à periodontite, a bactéria migrou e infectou o tecido pulmonar. O estudo ainda precisa ser confirmado em humanos, mas os pesquisadores acreditam que ele pode levar a novas estratégias para o tratamento da DPOC.

Próximos passos
Os pesquisadores planejam realizar estudos adicionais em seres humanos para confirmar o mecanismo que liga a periodontite à DPOC. Eles também planejam investigar como o aumento da exposição ao fumo do cigarro pode afetar a resposta imunológica. “Nossa descoberta pode levar a uma nova estratégia potencial para o tratamento da DPOC”, disse Li.

Sair da versão mobile