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Divulgação de “Antes e Depois” em mídias sociais está no topo da discussão ética odontológica

Diminuição do tônus muscular e correção do sorriso gengival. Fotos dessa vertente são possíveis apenas em periódicos acadêmicos (Foto: Reprodução)

Ética. Essa palavra representa uma vertente filosófica responsável pela apuração dos princípios que motivam, distorcem, disciplinam e orientam o comportamento humano, no que diz respeito a essência das normas e valores sociais. Nesse contexto, pode-se dizer que a ética está ligada aos preceitos morais – os costumes e convenções – estipulados por uma sociedade. Dessa forma, tanto ética quanto a moral são parâmetros mutáveis de acordo com o tempo e espaço em que o indivíduo está situado. O que é ético hoje, pode não ter sido há um século. O que é moral no ocidente, pode ser imoral no oriente.

A ética foi foco de estudo de muitos pensadores desde a Grécia antiga quando, por exemplo, Aristóteles escreveu a obra Ética a Nicômaco – uma de suas principais obras. É perceptível, com o passar do tempo, a evolução dos conceitos morais, e consequentemente éticos, nos escritos de pensadores de todo o mundo. Como a ética é o conjunto dos valores morais de um determinado grupo é comum que cada profissão tenha um conjunto de normas indexadas em um código próprio.

Acontece que, muitas vezes, os Códigos de Ética não evoluem com o tempo, estagnando-se à realidades de anos, décadas ou até mesmo séculos atrás. Na odontologia isso também acontece, segundo carta divulgada pela SBOE (Sociedade Brasileira de Odontologia Estética), precisamente em respeito ao artigo 44, inciso I e XII. do Código de Ética Odontológica, que dizem:

 

 

As imagens de antes e depois, no período em que o código foi regulamentado, eram bastante populares nas práticas publicitárias em panfletagem. Hoje, todavia, em uma época marcada pela velocidade da propagação das informações e imagens – via mídias sociais, como Facebook e Instagram –, os conceitos e finalidades da exposição desse tipo de imagem mudaram, não tendo – muitas vezes – fim mercantil, mas de divulgação das práticas e técnicas odontológicas entre pares.

 

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Por isso a denominada Carta de Natal, assinada pelo presidente da SBOE, Dickson Martins da Fonseca, justifica uma revisão do código nesses pontos que dizem respeito ao “antes e depois”. A carta foi elaborada após uma convenção com membros da SBOE, em Natal (RS), assinada e divulgada:

 

 

Apesar das orientações do Código de Ética Odontológica, alguns profissionais já fazem esse tipo de publicação de maneira indireta. Uma alternativa àqueles dentistas que não querem cometer infrações éticas e querem fazer esse tipo de postagem, por exemplo, é compartilhar (ou repost) os resultados publicados pelo paciente.

Outra ferramenta bastante utilizada é dividir uma mesma boca com os resultados (em Laminados Cerâmicos, por exemplo) e antes da utilização de algum tipo de procedimento. Dessa forma, uma única imagem não caracteriza o que está proposto como infração ética no código.

Por fim, muitos ortodontistas também fazem divulgação em redes sociais de alguns de seus casos focando na mecânica dos procedimentos e não nos resultados propriamente ditos. Assim, não o enfoque se dá nos métodos e não nos resultados que foram obtidos com esses mesmos métodos.

 

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