Dental Press Portal

Visitar regularmente o dentista pode diminuir o risco de pneumonia

(Fonte: Reprodução)

Uma nova pesquisa realizada nos Estados Unidos sugere que visitas de rotina ao dentista podem ajudar a reduzir a quantidade de bactérias na boca que, se aspiradas, podem causar pneumonia. O estudo, que incluiu mais de 26 mil participantes, mostrou que pessoas sem o hábito de fazer “check-ups” dentários têm um risco significativamente maior de desenvolver a infecção do pulmão do que aqueles que visitam o dentista duas vezes por ano.

Visitas regulares ajudam a eliminar bactérias que se inaladas podem influenciar na pneumonia (Fonte: Divulgação)
Visitas regulares ajudam a eliminar bactérias que se inaladas podem influenciar na pneumonia (Foto: Divulgação)

No estudo, foram analisados dados obtidos a partir do Panel Survey Medical Expenditure de 2013, que questionou a utilidade dos cuidados da saúde (incluindo cuidados dentários), custos e satisfação dos pacientes. Eles descobriram que 441 das 26 mil e 246 pessoas analisadas tem a bactéria da pneumonia (1,68%) e que aqueles que nunca realizam “check-ups” odontológicos, tiveram um risco aumentado em 86% de pneumonia em comparação com aqueles que tinham consultas semestrais.

De acordo com os pesquisadores, o estudo fornece evidências adicionais de que a saúde bucal está intimamente associada com a saúde global, e sugere que é importante incorporar cuidados dentários na rotina de cuidados preventivos da saúde.

“Há uma conexão bem documentada entre saúde bucal e pneumonia, e as visitas ao dentista são importantes na manutenção da boa saúde bucal”, disse Michelle Doll, o principal autor do estudo e professor assistente de Medicina Interna da Divisão de Doenças Infecciosas da Universidade Virginia Commonwealth, em Richmond. “Nunca poderemos livrar as bactérias da boca por completo, mas uma boa higiene bucal pode limitar as quantidades de bactérias presentes.”

Os resultados da pesquisa foram apresentados pela primeira vez na IDWeek 2016, a reunião anual da Sociedade de Doenças Infecciosas da América, a Sociedade para a Saúde Epidemiologia da América, a HIV Associação Médica e a Sociedade de Infectologia Pediátrica. Foi realizada entre 26 e 30 de outubro em Nova Orleans.

Confira no site do IDWeek 2016. 

Fonte: DentalTribune

Sair da versão mobile