Dental Press Portal

Diabetes e saúde bucal: como a doença afeta os dentes

Imagem: Reprodução/Ilustrativa/Pexels

Quando se fala em diabetes, normalmente pensamos em problemas ocasionados nos rins, vasos sanguíneos, coração, mas raramente pensamos nos problemas orais que essa doença pode acarretar. A questão que trazemos aqui é que não podemos deixar a saúde bucal de lado de maneira alguma.

Os pacientes diagnosticados com diabetes bem sabem que essa condição provoca o aumento da glicose no sangue e que, por ventura, pode facilitar o aumento das bactérias. Mas, até aqui, qual a relação da diabetes com possíveis problemas bucais?

Em alguns casos, a diabetes pode influenciar na vermelhidão das gengivas, ocasionando sangramentos e até mesmo infecções, levando à gengivite e possivelmente à periodontite. Ao dificultar o controle da diabetes, a periodontite é considerada a complicação oral mais importante dessa doença.

Além dos problemas já citados, o mau hálito (halitose) também é um problema recorrente causado pela diabetes, assim como a disfunção na produção de saliva, que também é um problema encontrado na literatura médica.

O diagnóstico de infecções, periodontite e demais problemas relacionados à saúde bucal sempre afetarão os dentes de alguma maneira: seja enfraquecendo a parte óssea dos dentes ou mesmo causando a perda da sustentação dentária.

O Brasil é o 5º país do mundo com mais incidência de diabetes. Aqui, são cerca de 16,8 milhões de brasileiros adultos diagnosticados com a doença.

Dental Press; Saúde bucal; Diabetes; Periodontite
Imagem: Ilustrativa/Reprodução/Pexels

Devemos lembrar que o tratamento de pacientes diabéticos deve ser sempre multidisciplinar. Endocrinologistas, dentistas e nutricionistas podem e devem interligar seus tratamentos, atuando em conjunto para uma melhor condição do paciente.

Sair da versão mobile