Dental Press Portal

Dia Mundial de Combate às Hepatites – infecção aumenta o risco de câncer oral

28 de julho é o Dia Mundial de Combate às Hepatites. Criado pela Organização Mundial da Saúde (OMS), tem como objetivo aumentar a conscientização sobre a hepatite viral, que pode ser transmitida através de práticas de injeção inseguras e esterilização inadequada no contexto dos cuidados de saúde. A hepatite C é associada com cirrose hepática e outras doenças –  um novo estudo, por exemplo, mostrou que indivíduos infectados com o vírus da hepatite C têm maior risco de desenvolver câncer oral.

hcv

Nesse estudo, pesquisadores da Universidade do Texas, nos Estados Unidos, investigaram prontuários de 409 pacientes com câncer de cabeça e pescoço em estágio inicial orofaríngeo ou não- orofaríngeo, bem como 694 pessoas do grupo de controle com câncer associados ao tabagismo – de garganta, esôfago e bexiga, que foram testados para o vírus da hepatite C entre 2014 e 2014.

Eles descobriram que a prevalência do vírus da hepatite C era mais alta nos pacientes com câncer orofaríngeo (14%), particularmente nos que tiveram o teste positivo para o vírus papiloma, e 20% nos pacientes com câncer não-orofaríngeos, em comparação com os indivíduos do grupo de controle (6,5%).

As descobertas são de grande importância para pesquisas futuras, diz o Dr. Harry A. Torres, um dos autores da pesquisa. Devido à relação encontrada entre os dois vírus nesses pacientes, Torres e os outros pesquisadores planejam investigar outros cânceres associados ao HPV e uma possível ligação entre eles e a hepatite C.

A OMS estima que cerca de 150 milhões de pessoas em todo o mundo têm hepatite C crônica, e que aproximadamente 700 mil pessoas morrem todos os anos em decorrência de doenças do fígado relacionadas à hepatite C. As regiões mais afetadas são a África e o Leste e Centro da Ásia. O vírus da hepatite C é transmitido através do contato sanguíneo. Em casos raros, pode ser transmitido através de práticas sexuais e durante o parto. Atualmente não existe vacina contra o vírus.

O estudo, intitulado “Association between hepatitis C virus and head and neck cancers”, foi publicado na edição de agosto do Journal of the National Cancer Institute.

 

Sair da versão mobile