Dental Press Portal

Tratamento de Bruxismo requer abordagem multidisciplinar

Foi-se o tempo em que indicar a placa miorrelaxante para pacientes com bruxismo era suficiente. Para o controle efetivo do problema, é preciso considerar uma abordagem multidisciplinar. A afirmação é da professora Dra. Adriana Oliveira Lira Ortega, professora da Universidade Cruzeiro do Sul, em São Paulo (SP). Essa forma de utilizar diversas áreas do saber para tratar o problema será apresentada por ela, em parceria com a professora Dra. Juliana Stuginski Barbosa, no Dia do Bruxismo, no próximo dia 18 de março, na Dental Press.

Em formato compacto de oito horas-aula, o curso será um sábado inteiro com palestras curtas, com o objetivo de capacitar o profissional para a identificação e diagnóstico do bruxismo, além de indicar estratégias atuais no controle da condição em adultos e crianças.

bruxismo
O dentista deve conciliar o trabalho com o de outros profissionais, como otorrinolaringologista, médico do sono, gasto ou psicólogo (Foto: Reprodução)

Diagnóstico do Bruxismo

Em entrevista ao Jornal da ABO, a Dra. Adriana explica que o diagnóstico pode ser feito em três níveis: possível, quando há relato do paciente; provável, quando há relato e desgaste da dentição; e definitivo, que reúne relato, desgaste e exame de polissonografia. Identificar os fatores associados ao quadro do paciente, como obstrução das vias aéreas superiores, apneia do sono e refluxo gastroesofágico, relacionados ao bruxismo do sono, também é essencial. No caso de bruxismo de vigília, deve-se observar se há ansiedade ou concentração demasiada.

Currículo

A Dra. Adriana Lira Ortega é Pós doutora em Patologia Bucal e doutora em Ciências Odontológicas pela FOUSP , mestre em Morfologia pela UNIFESP, especialista em Odontopediatria e em Odontologia para Pacientes com Necessidades Especiais.

A Dra. Juliana Stuginski Barbosa é Doutora em Ciências Odontológicas pela FOB-USP, mestre em Neurociências pela FMRP-USP, especialista em DTM e Dor Orofacial e editora do site Por Dentro da Dor Orofacial. No blog “Por dentro da Dor Orofacial”, ela esclarece diversos assuntos sobre o universo das DTMs (acesse aqui).

Inscrições

Mais informações sobre o curso estão disponíveis no site Dental Press Cursos (clique aqui e faça sua inscrição).

Sair da versão mobile