Dental Press Portal

Desenho animado reduz ansiedade em crianças durante tratamento dentário

O medo de se sentar na cadeira do dentista e passar por um tratamento dentário é muito comum, principalmente entre o público infantil – estima-se que uma a cada cinco crianças em idade escolar tenha odontofobia. Muitos profissionais buscam artifícios para driblar esse medo, presenteando os pequenos com brindes ou disponibilizando uma TV para exibição de desenhos, por exemplo.

Para atestar cientificamente se artimanhas como essas realmente funcionam, pesquisadores da Arábia Saudita e da Suécia desenvolveram um estudo utilizando equipamentos de realidade virtual exibindo desenhos animados durante os tratamentos. O resultado foi positivo: o nível de ansiedade foi consideravelmente menor em tratamentos que causam dor, e as crianças ainda seguiram melhor as orientações do dentista quando tratadas fazendo o uso do equipamento de áudio de vídeo.

virtual
Desenho animado ajuda a reduzir a ansiedade em crianças durante tratamento dentário (Foto: internet)

O estudo analisou as reações de 56 crianças, entre 7 e 9 anos, durante tratamentos dentários – todas elas já haviam apresentado sintomas de odontofobia anteriormente. Foram realizados procedimentos como exames de rotina, aplicação de anestesia e tratamentos de cárie. Metade dos participantes utilizou um equipamento de realidade virtual (uma espécie de óculos que simula uma tela gigante) exibindo desenhos animados, enquanto a outra metade foi tratada sem aparelhos de entretenimento. Para determinar o nível de ansiedade, foram analisadas as expressões faciais, pressão sanguínea e frequência cardíaca.

A pesquisa “Effects of audiovisual distraction on children’s behaviour during dental treatment: a randomized controlled clinical trial” foi publicada da edição de julho da revista Acta Odontologica Scandinavica. Leia na íntegra aqui.

Sair da versão mobile