A parceria entre a Dentsply Sirona, a maior fabricante mundial de produtos e equipamentos odontológicos, e a Siemens Healthineers, um provedor global líder de equipamentos, soluções e serviços de saúde com sede na Alemanha, traz ao Brasil o primeiro sistema de ressonância magnética (RM) exclusivamente para uso odontológico.
- Estudo relaciona doenças bucais e impacto no esporte
- Conheça os cursos disponíveis na Dental Press para 2026
Esta solução foi desenvolvida pelas duas empresas e tem sido extensivamente explorada no ambiente de pesquisa científica, incluindo evidências sólidas provenientes de estudos liderados pelo pesquisador brasileiro Rubens Spin-Neto, Professor de Radiologia e Imagem Dentomaxilofacial na Universidade de Aarhus, na Dinamarca.
A chegada desta tecnologia ao Brasil representa um avanço na precisão dos diagnósticos odontológicos, proporcionando maior segurança ao paciente e eficiência na investigação de tratamentos. Como o sistema foca exclusivamente nas estruturas dentárias, o tecido cerebral não é visível durante a geração da imagem. Essa abordagem direcionada garante que apenas as áreas anatômicas relevantes sejam apresentadas para avaliação, auxiliando os dentistas em seu processo diagnóstico.
Com a aprovação do MAGNETOM Free.Max Dental Edition pela Anvisa, o Brasil se torna o primeiro país da América Latina a contar com um equipamento de RM exclusivamente para uso odontológico.
“O MAGNETOM Free.Max Dental Edition representa um avanço significativo na imagem odontológica, fornecendo excelentes informações sobre estruturas dentárias que não eram facilmente visíveis em outras modalidades de imagem, sem os riscos associados à radiação ionizante”, afirmou o Prof. Rubens Spin-Neto. “Esta inovação é um poderoso acréscimo ao nosso portfólio de imagens avançadas.
Acreditamos que a RM dedicada à odontologia aprimorará os fluxos de trabalho de diagnóstico, apoiará o crescimento da prática e, em última análise, ajudará a melhorar os resultados dos pacientes com sua capacidade de fornecer contraste de tecidos moles, que permite aos profissionais de odontologia ver o que antes era invisível”, observou André Conejo, Vice-Presidente da Dentsply Sirona para a América Latina.
“Estamos comprometidos em expandir o impacto clínico e o alcance da RM. É emocionante ver o potencial da RM dedicada à odontologia sendo validado por meio de ensaios clínicos, o que abrirá caminho para um novo campo clínico que beneficiará tanto os profissionais de odontologia quanto os pacientes”, disse Andreas Schneck, Chefe de Ressonância Magnética da Siemens Healthineers.
A Dentsply Sirona apresentou a inovação ao mercado brasileiro durante o Congresso Internacional de Odontologia de São Paulo (CIOSP 2026), na última semana de janeiro, no Expo Center Norte.
