Dental Press Portal

Robô chinês realiza primeira cirurgia de implante dentário sem participação humana

Embora houvesse equipe médica humana presente durante a cirurgia, eles não desempenharam papel ativo enquanto a operação estava sendo realizada.

O procedimento de uma hora ocorreu no fim de setembro em Xian, Shaanxi, na China, de acordo com o jornal Science and Technology Daily. Os implantes foram instalados dentro de uma margem de erro de 0,2-0,3 mm, atingindo o padrão exigido para esse tipo de operação, disseram especialistas. A tecnologia foi projetada para superar a escassez de dentistas qualificados pela China Continental e os frequentes erros cirúrgicos.

dentista robo
Equipe de cirurgiões determina posição, ângulo e profundidade das incisões (Foto: Divulgação)

O “robô-dentista” foi desenvolvido conjuntamente pelo Hospital Stomatológico afiliado da Quarta Militar da Universidade Médica, com sede em Xian, e o instituto robô da Universidade Beihang, em Pequim, nos últimos quatro anos. Segundo o Dr. Zhao Yimin, principal especialista em Reabilitação Oral do continente que trabalha no hospital, o robô combina os conhecimentos dos dentistas e os benefícios da tecnologia. Ele conduz a cirurgia por si só para evitar falhas causadas por erros humanos. Os dentes artificiais implantados foram criados por impressão 3D.

Uma pesquisa epidemiológica descobriu que havia cerca de 400 milhões de pacientes que precisavam de novos dentes na China, mas o número de dentistas qualificados estava defasado. Cerca de 1 milhão de implantes são realizados em todo o país a cada ano e a má qualidade da cirurgia que os pacientes enfrentam pode causar problemas adicionais.

O relatório sobre a cirurgia apontou que os cirurgiões dentários estão trabalhando dentro de um pequeno espaço dentro da boca, incluindo algumas áreas difíceis de ver, o que muitas vezes torna a cirurgia difícil de realizar. O uso de robôs poderia ajudar a superar esse problema.

Mulher chinesa ganhou novo sorriso em cirurgia realizada por robô (Foto: Divulgação)

Antes dessa operação, a equipe dentária montou o equipamento de orientação de posição para o paciente.
Eles então programaram o robô para se mover para a posição correta para realizar a operação e determinou os movimentos, ângulo e profundidade necessários para caber os novos dentes dentro de uma cavidade na boca do paciente.

Eles então testaram esses movimentos e coletaram dados para fazer os ajustes necessários antes de dar à mulher um anestésico local e realizar a operação. Durante a operação, o robô conseguiu fazer ajustes em linha com os próprios movimentos do paciente.

Nos últimos anos, os robôs foram cada vez mais utilizados para auxiliar os dentistas com procedimentos como a cirurgia do canal radicular e as operações ortodônticas, bem como em treinamento de estudantes. Em março deste ano, a US Food and Drug Administration aprovou o uso de um sistema de robôs chamado Yomi, projetado para auxiliar cirurgiões humanos ao instalar implantes.

Fonte: Livre tradução South China Morning Post

 

Sair da versão mobile