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10 dicas para melhorar o seu marketing nas redes sociais

Talvez, como dentista, o marketing nas redes sociais não seja uma prioridade no seu plano de estudos, e provavelmente o Facebook e o Instagram não são a primeira coisa que você pensa em atualizar quando acorda. Mas, você sabia que as ferramentas online são muito favoráveis quando falamos na conquista e fidelização do paciente? Já existem casos em que 40% dos clientes são oriundos das redes sociais.

marketing nas redes sociais
(Foto: Reprodução)

Atualmente a palavra chave do marketing em geral, é CONTEÚDO. Isso quer dizer que, ao invés do que muitos pensam, disponibilizar ao seu paciente conteúdos relevantes, novidades, curiosidades e dicas é muito mais interessante para sua página do que apenas a publicidade convencional. Mas entenda que saber como expor coisas ligadas a sua vida também pode te ajudar bastante, e o Marketing Pessoal está muito ligado a isso com relação aos dentistas, já que seu produto é você mesmo.

Nós separamos uma lista com 10 dicas e comportamentos nas redes sociais que poderão te ajudar a melhorar o marketing  nas redes sociais dos seus serviços e também o seu marketing pessoal:

1. Separe o profissional do pessoal

O melhor conteúdo da sua rede social é você mesmo, e deve refletir a sua profissão. Por exemplo, se você é um especialista em estética, implante, ortodontia, ou qualquer outra área, priorize postar conteúdos que privilegiem estes segmentos, evite fotos da família na praia, ou o vídeo do netinho dando os primeiros passos. Em vez disso, mostre que você é um expert no que faz, poste fotos de tratamentos bem sucedidos realizados por você, ou talvez uma foto sua com um cliente celebridade ou em uma palestra, ou curso que você está fazendo sobre uma técnica avançada, isso agrega valor a você e a sua profissão.

2. Mostre que você é “antenado”

Acompanhe e compartilhe conteúdos de canais da sua área com grande visibilidade e que tenham feedback positivo. Isso vai valorizar a sua página e vai ajudar o seu paciente a compreender melhor assuntos que podem se referir diretamente a ele, ou a pessoas que ele conhece. Assuntos que são genéricos, como conteúdos que ensinam a utilizar o fio-dental, e etc., são altamente valiosos e compartilháveis. Isso vai fazer com que seu nome alcance mais pessoas.

3. Já diz o ditado – Uma imagem vale mais que mil palavras

Pode ser que este ditado não se aplique a tudo, mas quando falamos em redes sociais, ele é muito importante. Os conteúdos que você publica nem sempre precisam ser escritos, mas eles devem fornecer valor. Os memes, ou aqueles vídeos engraçados da internet, até são legais para descontrair quando você está apenas navegando nas redes, mas podem não ser úteis quando falamos em profissionalismo. Eles podem prejudicar sua imagem e agregar pouco valor, e, portanto, nenhuma razão para que um visitante volte à sua página para um conselho mais especializado.

Se você tem habilidades de design gráfico ou de vídeo, crie algo visual que chame atenção. Se você não tem habilidades, você pode testar alguns sites online que disponibilizam ferramentas de edição simples e intuitivas, como o canvas.com .

4. Marketing de Conteúdo

No mundo da mídia social, compartilhamos muito, e de tudo. Uma dica para que você possa dar mais valor as suas postagens é utilizar da ferramenta do Marketing de Conteúdo. Para cada publicação que você fizer, que envolva seus serviços ou conteúdos de vendas, você precisa postar no mínimo duas publicações que possuam conteúdos interessantes ou educativos, de outras fontes ou próprios.

Artigos genéricos sobre saúde bucal,  indústria odontológica, e vida saudável, geralmente são materiais que chamam a atenção. Algumas fontes que podem te ajudar com esses conteúdos são o Portal de Saúde do Terra, o Portal Dental Press, entre outros. Há uma infinidade de conteúdos relacionados a saúde e revistas dentárias disponíveis online, isso não vai ser difícil.

5. Fique atento às tendências

Existem muitos temas que sempre estão em voga, como por exemplo “Dia do Beijo”, “Dia dos Namorados”, “Dia das Mães”, entre outros. Utilize dessas tendências para compartilhar algo relacionado com esses temas, “o que acontece quando duas pessoas se beijam”. A mídia que você utiliza vai ajudar bastante, atualmente os vídeos estão em alta, e essa é uma boa opção.

6 – Perfil do paciente

Quando falamos em linguagem na internet, é muito importante que você saiba com quem e para quem você está comunicando algo. No universo do marketing nós chamamos isso de público alvo ou persona. A persona nada mais é que o perfil do seu paciente agregado ao perfil do seu consultório ou estabelecimento (clique aqui para construir sua persona), mas o que isso significa?

Significa que você não trata pessoalmente um paciente jovem da mesma maneira que trata um paciente idoso ou uma criança. Para cada perfil você usa um método diferente de comunicação, as vezes mais bem humorado, as vezes mais sério, isso por que você conhece o seu paciente. Além disso, o perfil do seu estabelecimento é muito importante, pois ele tem que ser coerente com a sua linguagem na redes sociais. Se seu consultório tem uma cara mais clean e sofisticada, a linguagem deve acompanhar este feeling.

Resumindo, você deve encontrar um meio-termo na sua linguagem na internet, que possa atingir o máximo de pessoas possível. Nem todo conteúdo vai atingir todos os perfis que você deseja, mas você pode criar um conteúdo acessível.

7- As críticas

Se um paciente está falando mal dos seus serviços na internet, não se assuste, ao contrário do que você pensa, você pode se dar muito bem com uma crítica. A primeira coisa a fazer é, não seja mal-educado(a). Encare as críticas de uma maneira positiva. Uma crítica pode mostrar um erro que você talvez não tenha percebido, e isso é muito bom. Você pode responder a uma crítica fornecendo ajuda, pedindo que retorne ao consultório, ou dando uma dica que seja valiosa tanto para o paciente, quanto para todos os outros contatos da sua rede.

Muitas vezes a falha pode estar nos maus cuidados do seu paciente, por isso você deve ser sempre cortês. Em hipótese alguma tenha atitudes grosseiras, você não gritaria na rua com um paciente, ou falaria mal dele em público (pelo menos não deveria), nas redes sociais é a mesma coisa, todo mundo está de olho no que você está fazendo, e isso pode repercutir negativamente. Não minta ou omita nada, seja transparente.

8- Mantenha sua página atualizada

O ideal é que você faça de duas a quatro postagens diárias, mas se você não tem tempo para isso, faça pelo menos uma postagem, mas nunca deixe sua página desatualizada. Isso porque o seu paciente vai utilizar a sua página como fonte de conteúdo e informação, e quando você não está com a página atualizada, as chances das pessoas voltarem é muito menor.

Para ajudar com suas postagens, o facebook tem a ferramenta de programação, ou seja, você pode escolher o dia e a hora que sua postagem será publicada. Você pode então separar um tempo na sua agenda e programar tudo o que for possível, assim você não terá tantas preocupações durante a semana, tenha organização e criatividade para atrair ainda mais seguidores.

Outra coisa importante é saber os horários e dias que seu público costuma acessar o seu conteúdo, dessa forma você vai conseguir viralizar melhor seus posts.

9. Fan Page ou Perfil?

Depende. As Fan Pages tem uma cara um pouco mais comercial e profissional, ela te dá uma feedback de dados muito maior do que o perfil. É possível analizar os números de curtidas na página, visualizações da página e das publicações, alcance da página, faixa etária, sexo, idade,  por qual dispositivo seu seguidor está acessando, entre outros.

Na fan page você também pode promover seu site, blog, post ou a própria página, e no perfil não, isso porquê o Facebook entende que um perfil serve apenas para pessoas físicas, ou seja, para manter amizades e laços mais próximos, e não para fazer merchandising. Mas calma, ter uma fan page não quer dizer que você vai virar um “marketeiro”, muito menos que vai criar uma barreira no seu relacionamento com o paciente, a diferença é que você vai entender melhor quem são seus pacientes e seus comportamentos, para que, quando eles chegarem no seu consultório você saiba lidar melhor com cada um.

Outra diferença é que num perfil você só pode ter até 5 mil amigos – (tá, mas eu não tenho nem mil!) – tudo bem, mas vai que, um dia, quem sabe, as pessoas comecem a te seguir e acompanhar o seu trabalho, pelo menos você não vai ter essa limitação, né?

Claro que certas funções não estão disponíveis quando você tem uma página e não um perfil e vice-versa, mas cada um tem seus pontos positivos.

Se você quer começar suas atividades com uma fan page, é só clicar aqui e seguir as instruções do Facebook. Você também pode converter seu perfil em página, clicando aqui, isso pode te dar uma vantagem, já que você vai começar com praticamente a mesma quantidade de amigos, convertidos em curtidas na página.

Você ainda está com dúvidas? Nós achamos um site bem legal que vai explicar melhor o que estamos falando, clique aqui.

10 – Qual rede social é melhor para o meu segmento?

O Facebook atualmente é a ferramenta que permite um domínio maior sobre suas atividades e possui mecanismos mais abrangentes, mas isso não significa que tudo o que falamos aplica-se somente a ele.

Existem inúmeras plataformas que podem ser utilizadas para ampliar sua gama de pacientes, como por exemplo o Instagram, Snapchat, Periscope, Pinterest, entre outros. A maioria voltado para conteúdos visuais, gráficos e audiovisuais, isso porque é a tendência do mercado atual.

Dica bônus

Como você pôde notar, nós separamos apenas algumas estratégias de marketing nas redes sociais para que você possa melhorar o conteúdo das suas postagens e fidelizar seus clientes. Se você tem o interesse em se aprofundar ainda mais no assunto, existem alguns canais como o Hubspot e o MarketingdeConteudo.com que contém muitos artigos voltados para especialistas em marketing, e que podem te auxiliar na construção do seu perfil.

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