Ícone do site Dental Press Portal

Dente do siso é extraído por robô japonês

Pela primeira vez na história a extração de um dente do siso foi executada por um robô. A operação foi realizada com sucesso na semana passada pelo robô “Alla Dente”, em uma clínica em Tóquio, em um homem de 55 anos.

“Estamos muito satisfeitos com o Alla Dente. Sabíamos que o software era perfeito e conhecíamos sua capacidade de executar uma missão tão delicada como a extração do dente do siso, que foi bem sucedida”, comentou Ishaki Morakuni, um programador do novo programa japonês para substituir cerca de 30% dos cirurgiões dentistas por robôs até 2030.

Enquanto isso, organizações de cirurgiões dentistas em outras partes do mundo levantaram preocupações que uma proliferação do “Alla Dente” e robôs semelhantes pode levar ao desaparecimento da profissão, tal como a conhecemos. Na  França, um pequeno grupo de dentistas têm pedido medidas ativas contra quem tente substituir odontólogos por robôs. “Esta é a nossa vida,” disse um porta-voz do grupo. “Não gostamos da ideia de robôs virem tomar o nosso lugar.”

Fonte: Jornal Dentistry

 

 

Sair da versão mobile