Dental Press Portal

Tratamento interdisciplinar de dente permanente avulsionado em paciente com crescimento facial incompleto

dente avulsionado

Autores: Heloísa Helena Pinho Veloso, Felipe Cavalcanti Sampaio, Orlando Aguirre Guedes

Introdução: a reabilitação de pacientes com histórico de avulsão dentária pode ser complexa e de difícil escolha. A possibilidade de reabilitação com implantes dentários deve ser levada em consideração na tomada de decisão pelo reimplante, devido à possibilidade de manutenção do tecido ósseo, principalmente em pacientes com crescimento facial incompleto.

Objetivo: o objetivo do presente trabalho é relatar um caso clínico de avulsão dentária tratada com reimplante dentário tardio, com vistas à manutenção do nível ósseo para posterior reabilitação com implante dentário.

Relato do caso: paciente do sexo masculino, 11 anos de idade, sofreu traumatismo dentário durante prática esportiva, o que resultou em avulsão do dente 21. O dente foi encontrado após 24 horas. A escolha terapêutica foi o reimplante dentário, mesmo em condições desfavoráveis, devido ao tempo extra-alveolar (60 horas) e o meio de armazenamento (mantido a seco). O dente foi limpo, imerso em calcitonina por 15 minutos e tratado endodonticamente antes do reimplante. Em seguida, foi realizada contenção semirrígida por um período de 10 dias. Um ano após o reimplante, foi diagnosticada radiograficamente reabsorção radicular por substituição. Após 7 anos de proservação, a raiz havia sido quase completamente reabsorvida, sendo observado tecido ósseo suficiente para colocação de implante dentário. O remanescente dentário foi removido e um implante imediato foi realizado. Após 6 meses, uma coroa ceramo-cerâmica foi confeccionada.

Conclusão: desse modo, fica clara a importância do reimplante tardio de dentes avulsionados na manutenção do nível ósseo para a futura reabilitação com implantes e, consequentemente, o restabelecimento da função, estética e fonética.

Leia o artigo na íntegra aqui.

Sair da versão mobile