Dental Press Portal

Dentista sírio emociona ao contar suas experiências como refugiado

_MG_8011
Os participantes do Excelência na Ortodontia se emocionaram com a história de Al-Lahham (Foto: Renata Mastromauro/Dental Press)

Em dezembro de 2013, o dentista sírio Ahmad Al-Lahham desembarcou no Brasil, fugindo da guerra civil que assola aquele país desde março de 2011 – e que, estima-se, já soma 1 milhão de mortos e 22 milhões de refugiados. Junto de sua mãe e quatro irmãos, eles deixaram tudo para trás e começaram uma nova história em Curitiba. Após terem o pedido de asilo negado por países como França, Alemanha, Inglaterra e Canadá, eles escolheram o Brasil como novo lar por ser o único país a aceitar, legalmente, a família toda.

Esta e outras histórias de vida, os horrores da guerra e sua trajetória profissional foram temas de uma conversa entre Al-Lahham e os participantes do 18º Excelência na Ortodontia nesta quarta-feira (20), na Dental Press, em Maringá. Ele é Mestre em Ortopedia Facial e atuava como professor de anatomia e ortodontia na Universidade de Damasco, na capital do país. Al-Lahham foi convidado pelo diretor editorial da editora, Dr. Bruno D’Aurea Furquim, após conhecê-lo durante um congresso na capital paranaense.

Ahmad Al-Lahham é dentista sírio refugiado no Brasil (Foto: Renata Mastromauro/Dental Press)

“Soube que Ahmad era refugiado sírio e logo quis trazê-lo para a Dental Press para contar sua história. Achei que seria interessante que os participantes do Excelência tivessem a oportunidade de conhecer de perto essa triste realidade e a história de superação”, diz Furquim.

Visivelmente emocionado, Al-Lahham relembrou seu país de origem e agradeceu a embaixada brasileira na síria que, segundo ele, foi extremamente calorosa e receptiva. “Eu rezo para o embaixador todos os dias, ele foi um anjo na minha vida”, disse.

Com a ajuda de muita gente, em especial da Comissão dos Direitos de Refugiados e Imigrantes da OAB Paraná, Al-Lahham e sua família conseguiram dar um novo rumo para suas vidas na capital paranaense. Atualmente, ele é professor de pós-graduação na Faculdade São Leopoldo Mandic, na Faculdade Herrero e no Sindicato dos Odontologistas no Estado do Paraná (Soepar).

Confira a apresentação de Ahmad Al-Lahham na íntegra.

 

Sair da versão mobile