Dental Press Portal

Dental Press comemora sucesso da revista Endodontics

A edição V6N1 da Dental Press Endodontics, que chega este mês aos assinantes, traz novidades no corpo editorial. A partir deste número, assinam como editores-chefes os pesquisadores Marco Antonio Hungaro Duarte e Rodrigo Ricci Vivan, ambos do Departamento de Dentística, Endodontia e Materiais Odontológicos da Faculdade de Odontologia de Bauru (FOB-USP).

Hungaro e Vivan assumem o posto com uma grande responsabilidade: dar continuidade ao trabalho de excelência realizado pelos antigos editores, Carlos Estrela (Universidade Federal de Goiás), Gilson Blitzkow Sydney (Universidade Federal do Paraná) e José Antônio Poli de Figueiredo (PUC-RS), que aceitaram o desafio inicial de inaugurar a primeira revista científica de endodontia no país, em 2011, publicada em inglês e português.

“Fazer uma revista no Brasil é quase insano. Porque, para se fazer uma boa revista, é preciso bons artigos, e quem produz bons artigos não quer publicar em uma revista que está começando, prefere enviar para uma já consolidada”, analisa o diretor editorial da Dental Press, Bruno D’Aurea Furquim. Nesse contexto, ele explica que o papel do editor é essencial. “Graças aos primeiros editores da Endodontics, a revista conseguiu alcançar credibilidade e confiança. Eles formataram um corpo de revisores excepcional, internacional e plural, e a revista passou a receber artigos de qualidade. A Endodontia passou a ter um representante de alto nível, o que nos orgulha muito”, diz.

Foto de abril de 2010, durante visita de Carlos Estrela e Gilson Sidney à editora, para discutir a criação da Endodontics (Foto: Renata Mastromauro/Dental Press)
Junior Bianchi, Carlos Estrela, Gilson Sydney, Laurindo Furquim e Ronis Furquim, em foto de abril de 2010, durante visita dos editores à Dental Press para discutir a criação da revista (Foto: Renata Mastromauro/Dental Press)

O fino trabalho realizado pelo trio de editores foi reconhecido em pouco tempo. Logo a revista foi indexada nas mais prestigiadas bases de dados da América Latina, como Ulrichs WEB, Lilacs, EBSCO Host, BBO e Latindex, e no almejado Scopus, uma das mais importantes do mundo. Há 331 publicações brasileiras indexadas no Scopus, apenas oito na área da Odontologia – duas delas são editadas pela Dental Press (além da Endodontics, o Dental Press Journal of Orthodotics).

O Scopus é a maior base de dados de resumos e citações de literatura científica revisada por pares. Com 50 milhões de registros e 21 mil títulos, oferece a visão mais abrangente sobre a produção de pesquisa do mundo nas áreas de ciência, tecnologia, medicina, ciências sociais e Artes e Humanidades.

Saiba mais sobre a Dental Press Endodontics aqui.

Sair da versão mobile