Das 10 melhores universidades de odontologia do mundo, três são brasileiras. Essa é a avaliação feita pelo EduRank, uma plataforma que mapeia e classifica as melhores universidades do mundo por área do conhecimento. A plataforma independente considera 14.131 universidades de 183 países diferentes.
“Usamos um banco de dados com um índice de 44.909.300 publicações científicas que receberam 1.237.541.960 citações para classificar as universidades em 246 tópicos de pesquisa”, diz a descrição da plataforma que mapeou não só os aspectos gerais, mas, também, por cursos específicos.
No caso dos cursos de Odontologia, USP (Universidade de São Paulo), Unesp (Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho) e Unicamp (Universidade de Campinas) estão no top 10 do ranking que conta, ainda, com universidades dos Estados Unidos, Suécia e Suíça. As três universidades brasileiras, pela métrica do ranking, são mais relevantes do que tradicionais universidades, como a de Harvard.
Confira o top 10 do ranking:
- Universidade de São Paulo
- University of Gothenburg
- University of Michigan – Ann Arbor
- University of Bern
- University of North Carolina at Chapel Hill
- University of Washington – Seattle
- Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho
- University of California – San Francisco
- University of Zurich
- Universidade de Campinas.
A plataforma EduRank pondera que ele não substitui as consultas direto nas plataformas das universidades para conferência de resultados e dos parâmetros que estão, por lá traçados. Você pode acessar o EduRank, aqui.