Dental Press Portal

Livro de Daniela Garib celebra conceitos básicos de Ortodontia

ortodontia prática_daniela-garib

“Ensinar o básico pressupõe conhecimento suficiente para admitir sua importância”. É com essas palavras que o professor Dr. Leopoldino Capelozza abre o Ortodontia Prática (Dental Press, 280 p., 2018), livro da renomada professora Dra. Daniela Garib, pós-doutora pela Harvard School of Dental Medicine, nos Estados Unidos, e professora associada de Ortodontia da Faculdade de Odontologia de Bauru (FOB-USP) e do Hospital de Reabilitação de Anomalias Craniofaciais da Universidade de São Paulo programa de pós-graduação em Ciências da Reabilitação no Centrinho, em Bauru (SP).

Com coautoria dos professores Dr. Tulio Silva Lara, Dr. Arthur César de Medeiros Alves e Dr. Omar Gabriel da Silva Filho, o livro apresenta técnicas e conceitos básicos – os pilares que sustentam a prática da “boa Ortodontia”, de acordo com Capelozza.

“Desde o instrumental, adaptação de bandas, a transferência das bandas para os moldes para construção de aparelhos em laboratório. Preceitos básicos para a compreensão do que se pretende e como obter. Para mandar fazer é preciso saber como fazer. Adaptação de aparelhos clássicos como o AEB e a PLA, de modo adequado para poder dar conforto e poder exigir colaboração”, enumera o professor. A obra traz também colagem direta, dobras, conceitos e diagramas – ou seja, os primeiros passos, guiados por preceitos que podem torná-los seguros e compreensíveis.

Para Daniela Garib, a publicação deste livro é a realização de um sonho. O Portal Dental Press entrevistou a autora com exclusividade. Confira:

Portal Dental Press: O professor Dr. Capelozza diz que ensinar o básico pressupõe conhecimento suficiente para admitir sua importância. Por que vocês decidiram dedicar uma obra inteira ao “básico”?

Daniela Garib: Nós achamos que o básico é o fundamento de tudo. A gente percebe que, às vezes, um profissional tem dificuldades na Ortodontia porque teve uma educação que não primou pelos conceitos básicos, tanto na teoria como na prática. Se você tem uma boa base conceitual, você – com bom senso – tem bastante segurança para exercer a profissão. Mas se os conceitos básicos estiverem deficientes, ou ainda se estiverem deturpados, o profissional vai enfrentar dificuldades. Às vezes, vamos dar aulas para profissionais já especialistas, e estamos preocupados no aprofundamento dos temas, quando as questões que vêm à tona são muito básicas. É exatamente isso que a gente quis abraçar. Quisemos contribuir com a fundamentação do ensino de Ortodontia.

PDP: E por celebrar o básico, livro é destinado apenas a estudantes?

DG: Sem dúvida, o alvo principal são os alunos dos cursos de pós-graduação em Ortodontia. Mas ele também é destinado ao ortodontista já formado, porque às vezes ficam alguns conceitos pra trás, ou existe alguma dúvida, ou não aprendeu na escola algum dos aparatos, porque a Ortodontia é tão ampla que eu acho que esse livro, secundariamente, pode também ajudar o clínico. Ainda hoje, depois de anos na Ortodontia, a gente continua aprendendo – o aprendizado é constante. De repente você vê uma dica, uma maneira diferente de segurar um fio que torna tudo mais prático. Então, a gente não tira a missão do livro, também, de ajudar o Ortodontista clínico a tirar algumas dúvidas e aprender alguns pequenos procedimentos, que ficaram para trás, ou que ele tinha medo de fazer.

PDP: Em suas publicações nas redes sociais, a senhora tem tratado o lançamento do livro como a realização de um sonho. Escrever este livro sempre foi um desejo?

DG: Fazer esse livro foi realmente um sonho, porque foi planejado há cerca de seis anos. Nós tínhamos o plano de publicar a parte teórica, do curso de Ortodontia Interpectora da PROFIS – que hoje leva o nome do professor Omar [Dr. Omar Gabriel]. Junto com ele, Túlio e eu estávamos muito empolgados em fazer esse livro teórico, mas nós também tínhamos um material prático (na época fizemos uma apostila com as aulas práticas do curso). Então, desde aquela época nós já vislumbrávamos a possibilidade de usar parte desse material para um futuro livro.

Depois, passados alguns anos com aquele material guardado, esperando o momento certo de ser utilizado, veio a ideia de demonstrar a parte prática em vídeos. Quando a gente vai demonstrar alguma coisa para os alunos, eles logo vêm com o celular para gravar vídeos. E pensamos: “Por que não lançar um livro com vídeos, mostrando o passo a passo, de modo didático, do que está sendo ensinado? E então a Dental Press nos ajudou a agregar essa tecnologia a um livro clássico, por meio do QR Code. Ver esse sonho materializado, quando recebi o livro da impressão, foi uma emoção sem igual.

O lançamento oficial do livro Ortodontia Prática será em Bauru (SP), no dia 25 de agosto, na cerimônia de abertura do 12º Encontro Internacional de Ortodontia. A pré-venda está disponível na Dental Press Store. Clique aqui para adquirir. 

Sair da versão mobile