Ícone do site Dental Press Portal

Cuidado com alinhadores transparentes é destaque na revista Veja

teeth with whitening tray

Os alinhadores transparentes têm, cada vez mais, se popularizado entre os pacientes que demandam tratamento ortodôntico. As facilidades e design discreto desse tipo de aparelho tem chamado a atenção de pacientes, não só do Brasil, mas do mundo todo. A popularidade dos alinhadores foi destaque em reportagem publicada pela Revista Veja, assinada pela jornalista Ingrid Luisa. ” Sorrisos realinhados – a nova geração de aparelhos para os dentes” foi publicada esta semana.

Logo no início da reportagem, que traz um relato da jornalista a respeito de experiência próprias com os tratamento odontológicos, há um aviso: “A popularização dos alinhadores invisíveis fez muita gente achar que os modelos fixos tradicionais estão ultrapassados, mas não é bem assim …”

Luisa destaca que quando mais nova quebrou um dente, o que a fez ter que recorrer a diversos tratamentos odontológicos: cirurgias, tratamentos endodônticos, entre outros procedimentos. O acidente ocorreu quando ela tinha ainda oito anos e, dada a fragilidade dos dentes, teve a oportunidade de usar os aparelhor ortodônticos fixos, somente quando completou 15 anos.

“Por causa da fragilidade dos dentes comprometidos, só pude colocar meu primeiro aparelho aos 15 anos — e foi a versão fixa clássica mesmo. Lembro-me da dentista fazendo um molde da minha boca com alginato, material gelatinoso que gruda nos dentes para tirar o formato deles, e depois instalando o fio e os bráquetes”, relatou na reportagem.

Já adulto, teve que novamente recorrer ao tratamento ortodôntico. Ela, entretanto, não se sentia confortável em usar os bráquetes novamente. Foi quando recorreu aos alinhadores transparentes. Na reportagem, ela destaca fala do Dr. Ricardo Moresca, que foi o responsável pelo seu tratamento.

“Alinhadores trouxeram novos ares para a ortodontia, mas ainda são aparelhos com vantagens e desvantagens”, disse o cirurgião-dentista à repórter.

O relato completa de Ingrid Luisa, com entrevistas com profissionais respeitados da área, bem como com pesquisadores, você encontra no Veja Saúde, disponível neste link

Sair da versão mobile