Ícone do site Dental Press Portal

Cuidado à saúde bucal pode ajudar na recuperação de paciente que operaram câncer, diz estudo

Um novo estudo apresentado no BJS (British Journal of Surgery) aponta que cuidados bucais em períodos de pré-operatório, por um cirurgião-dentista, podem ajudar a reduzir as complicações pós-cirúrgicas de paciente com câncer. A pesquisa analisou 509.179 pessoas que estavam com a doença e, desses, cerca de 16% receberam cuidados bucais no pré-operatório por um dentista.

Dessa forma, dentro de um protocolo, o corpo cirúrgico associado ao dentista verifica a condição bucal do paciente, fornecendo limpeza correta. Constatados problemas na boca, o cirurgião-dentista fornecia todo o tratamento necessário para otimizar os processos de recuperação. “As descobertas podem ajudar a melhorar as estratégias para a prevenção de complicações pós-operatórias”, diz trecho do artigo.

No estudo, 15.724 doentes (3,09%) desenvolveram pneumonia pós-operatória e 1734 (0,34%) morreram nos 30 dias seguintes à cirurgia. Após ajustamentos, os cuidados orais pré-operatórios, por um dentista, foram associados a uma diminuição da pneumonia pós-operatória (3,28% contra 3,76%) e à morte no prazo de 30 dias (0,30% contra 0,42%).

Sair da versão mobile