Dental Press Portal

Crianças que chupam o dedo têm menor risco de alergia, revela estudo

Um estudo multidisciplinar da Universidade de Otago, na Nova Zelândia, revelou que crianças que chupam o dedo ou roem unha têm menos risco de desenvolver alergias ao longo da vida.

bb

A pesquisa foi publicada na revista US Pediatrics e revelou que crianças que têm essas práticas são expostas a germes mais cedo, o que ativa as funções imunológicas e consequentemente reduz os riscos de alergias.

O estudo acompanhou 1.037 crianças nascidas entre 1972 e 1973 até a idade adulta. Durante os anos de acompanhamento, os pais relataram os hábitos dos filhos de chupar o dedo e roer unhas aos 5,7, 9 e 11 anos. A pesquisa verificou que aos 13 anos de idade, as crianças que tinha os dois hábitos tinham 31% de desenvolver alergias. Já os que chupavam o dedo ou roíam unha apresentavam sensibilização de 38%. Já no caso das crianças que não tinham esses hábitos, o percentual chegou a 49%.”Os resultados confirmam a ‘hipótese da higiene’, que sugere que a exposição precoce a micróbios reduz o risco de desenvolver alergias”, explicou o pesquisador Bob Hancox.

>>> Leia também: Chupar o dedo ou usar chupeta faz mal?

Os pesquisadores observaram ainda que mesmo aos 32 anos essas características persistiram nos participantes do estudo, independente de fatores como histórico familiar de alergia, animais de estimação, aleitamento materno, entre outros.

Fonte: O Globo

Sair da versão mobile