Dental Press Portal

Criador do aparelho MBT é destaque na Revista Clínica de Ortodontia

O entrevistado da edição V17N1 da Revista Clínica de Ortodontia Dental Press (RCODP), muito provavelmente, deve ter interferido na sua vida ortodôntica em algum momento. Se você usa ou já utilizou a prescrição de aparelho ortodôntico chamada MBT (a mais usada do planeta), é certa a sua influência, pois ele é o “T” do acrônimo. Estamos falando do ortodontista brasileiro mais popular no mundo ortodôntico, o Dr. Hugo Trevisi, de Presidente Prudente (SP).

revista clínica de ortodontia
Hugo Trevisi, em parceria com John Bennett w Richard McLaughlin, criou o aparelho mais popular no mundo, o MBT (Foto: Dental Press)

“Trevisi é um vanguardista arraigado, possuidor de uma inteligência privilegiada, que se soma a uma dedicação incansável para melhorar e facilitar a vida de milhares de colegas ortodontistas”, diz o editor-chefe da publicação, Carlos Alexandre Câmara.

O seu interesse pelo aparelho Straight-Wire o fez, junto com os também famosos Richard McLaughlin e John Bennet, desenvolver a prescrição MBT, que, como já foi dito, é a mais popular do meio ortodôntico, além da criação de muitos conceitos que beneficiam pacientes e profissionais.

Leia também: Prorrogado o prazo para inscrição na Mostra Científica Dental Press

Nesta entrevista, os leitores terão a oportunidade de conhecer em detalhes o que pensa e como faz esse grande ortodontista, motivo de orgulho para os brasileiros.“Para ser um bom profissional, você necessita gostar da Ortodontia; e, para ser um excelente profissional, você necessita amá-la”, diz Trevisi.

Outros temas

Além da entrevista com Hugo Trevisi, a mais recente edição da RCODP traz artigos e casos clínicos de grande interesse da classe ortodôntica. Abrindo a revista, o editor-chefe Carlos Alexandre Câmara, em seu editorial O “Valor” e a “Responsabilidade” da Criatividade, faz uma interessante reflexão acerca da necessidade de ser criativo, tendo como mote a frase “A desobediência é uma virtude necessária à Criatividade”, do eterno Raul Seixas.

Na coluna Ortodontia Objetiva, Marcos Janson responde a uma dúvida comum a muitos ortodontistas: Pré-molares rotacionados 180º, girar ou não girar?, de forma didática e ilustrada, com dois casos clínicos.

A ortodontista e professora Silva Augusta Braga Reis assume a coluna Eu Penso Assim da edição para levantar uma bandeira importante, principalmente no Mês da Mulher que se aproxima. No texto Empodere-se: na Ortodontia, na vida!, ela discute uma discrepância que observa na especialidade. “Enquanto os homens ainda são dominantes nos púlpitos e nas lideranças dos grupos de pesquisa, uma legião anônima de mulheres é responsável pelo principal objetivo da nossa especialidade: promover a saúde e a estética da população”, defende.

Marden Bastos ensina como usar elásticos em cadeia para realizar rotações (Foto: Dental Press)

Marden Bastos, em sua coluna, dá a dica: como usar elástico em cadeia, para rotações, com uma série de fotos para o ortodontista aprender e fazer sozinho. O professor Alberto Consolaro, em um artigo sensato e coerente, ajuda os que têm dúvidas: Qual pós-graduação devo escolher? Especialização ou mestrado? Qual delas?

Confira, também, os casos clínicos e relatos de caso inéditos da edição V17N1:

Correção fisiológica guiada da linha média superior após expansão rápida da maxila, por Eduardo Franzotti Sant’Anna, Diego Coelho, Lorenzoni, Amanda Carneiro da Cunha, Bruna Caroline Tomé Barreto e Anna Paula Nigri.

Tracionamento cirúrgico-ortodôntico de dentes impactados usando um acessório economicamente viável, por Pandurangan Harikrishnan.

Protocolo de tratamento com Forsus em paciente adulto Classe II por deficiência mandibular: relato de caso, por Fernando André Barth, Maurício de Almeida Cardoso, Renata Rodrigues de Almeida-Pedrin, Danilo Pinelli Valarelli e Ana Cláudia de Castro Ferreira Conti.

Tratamento da má oclusão de Classe II subdivisão com Ortodontia Lingual e propulsor mandibular: relato de caso, por Graziane Olímpio Pereira, Wilana Moura, Carlos Henrique Guimarães Júnior, Silvana Allegrini Kairalla e José Fernando Castanha Henriques.

Pistas Indiretas Planas: uma alternativa viável na intervenção precoce de mordida cruzada anterior funcional, por Karina Eiras Dela Coleta Pizzol, Carlos S. Vargas Junior, Bruna Ariane de Almeida, Karen B. Rivera Poquechoque e Victor José Sanches.

Tratamento compensatório de má oclusão de Classe III associada a luxação extrusiva, por Pedro Marcelo Tondelli.

Assine agora!

 

Sair da versão mobile