Ícone do site Dental Press Portal

Creme dental sem flúor não tem indicação científica, diz CFO

O uso de creme dental sem flúor tem sido um tema de debate acalorado nas redes sociais e consultórios odontológicos. Para esclarecer as dúvidas e combater a desinformação, o CFO (Conselho Federal de Odontologia) publicou um comunicado junto a SBPqO (Sociedade Brasileira de Pesquisa Odontológica) para apresentar um panorama embasado em pesquisas científicas sobre o assunto.

A escovação com creme dental fluoretado é considerada a principal responsável pela queda significativa das cáries desde a década de 1970. Diversos estudos comprovam sua eficácia e segurança, tornando-o a principal escolha para a saúde bucal. Existe um vasto acervo de pesquisas científicas publicadas e indexadas nas principais bases de dados do mundo, sobre o tema.

Não há, até o momento, evidências científicas que justifiquem o uso de dentifrícios sem flúor. Os produtos fluoretados, quando utilizados de forma correta, garantem a proteção necessária contra as cáries . O papel do dentista é fundamental para orientar os pacientes.

Segundo o CFO, escutar as preocupações, fornecer informações precisas e embasadas em pesquisas e respeitar as escolhas individuais são essenciais para uma relação de confiança entre profissional e paciente. A decisão final sobre qual creme dental utilizar cabe à família. No entanto, é importante buscar informações confiáveis e consultar um dentista para tomar a melhor decisão para a saúde bucal.

O CFO se baseou no estudo “Dentifrícios sem Flúor: quando usar?”, da Dra. Ana Paula Pires dos Santos, professora e pesquisadora da Faculdade de Odontologia da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, para fazer o comunicado.

Para mais informações, consulte:

Sair da versão mobile