Dental Press Portal

Coronavírus: EPIs e orientações de segurança para dentistas

Confira as orientações de segurança e os EPIs que devem ser usados como forma de prevenção ao Coronavírus em atividades ligadas à saúde

EPIs

Durante a pandemia do novo Coronavírus, uma série de mudanças nos protocolos de atendimento foram feitas, bem como toda a logística de atendimentos, não só no Brasil, mas no mundo. Não só para os dentistas mas, também, a diversas modalidades de profissionais na área da saúde.

Entidades de representação como a OMS (Organização Mundial da Saúde), Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) e o Ministério da Saúde, apresentaram, e atualizaram, uma série de ações que visam a segurança e proteção dos profissionais que estão na linha de frente contra o Coronavírus.

A Nota Técnica 04/2020, da Gerência de Vigilância Sanitária e Monitoramento em Serviços de Saúde, atualizam, principalmente sobre o uso de EPIs (Equipamentos de Proteção Individual) na prevenção ao contágio da Covid-19, bem como o manejo do lixo proveniente de atendimento diário.

Entre os equipamentos de EPI, apontados pela Nota Técnica, estão:

  1. Óculos de Proteção ou Protetor Facial
  2. Máscara Cirúrgica
  3. Avental (descartável)
  4. Luvas de procedimento
  5. Gorro (para procedimentos que gerem aerossóis)

A nota enfatiza que não se deve circular pelo serviço de saúde utilizando os EPIs, fora da área de assistência aos pacientes com suspeita ou confirmação de infecção pelo novo Coronavírus. Os EPIs devem ser imediatamente removidos após a saído do quarto, consultório ou clínica, ou qualquer área de isolamento.

Além dos cuidados de prevenção ao contágio do vírus, há necessidade de fazer as triagens de pacientes com mais cuidado: conforme explicita as principais entidades de suporte a saúde, bem como a maior parte da literatura acadêmica que já se debruçou sobre esse tema.

A Nota Técnica 04/2020 dedica um capítulo inteiro das recomendações para os profissionais da Odontologia. Confira todas as indicações provenientes da Anvisa, neste link.

Sair da versão mobile