Dental Press Portal

Coroa Monolítica em zircônia translúcida

Paciente do sexo feminino, 50 anos, relatou sensibilidade no segundo molar inferior direito. Durante avaliação clínica, foi identificada uma trinca com orientação mesio-distal.

O plano de tratamento proposto incluiu preparo e confecção de uma restauração livre de metal. Ao iniciar o preparo do dente, foi detectado que a trinca se estendia apicalmente e a decisão foi de realizar um preparo para coroa total. Foi utilizada técnica de duplo fio e pasta adstringente para afastamento gengival e escaneamento com sistema CAD/CAM (Primescan – Dentsply/Sirona). Uma restauração unitária foi planejada e usinada (Primemill – Dentsply/Sirona) em 14,02 minutos a partir de um bloco de zircônia translúcida multicamadas (Katana Zirconia Block STML – Kuraray Noritake Dental). A restauração foi sinterizada em um forno específico (SpeedFire- Dentsply/Sirona) em um ciclo rápido de 18,40 minutos e o polimento foi realizado com kit de polidores (Dialite Zr – Brasseler USA). Para a etapa de cimentação, a superfície do dente e a superfície interna da restauração foram tratadas com um pó a base de glicina e jateamento com óxido de alumínio 50µm, respectivamente. Um cimento autoadesivo (Panavia SA Luting Multi, Kuraray Noritake Dental) foi utilizado para adesão da restauração ao dente.

Considerações Finais
“O bloco CAD/CAM Katana Zr STML é hoje o meu material de eleição para confeccionar coroas monolíticas e próteses parciais fixas de 3 unidades na região posterior. Em alguns casos, também pode ser utilizado na região anterior com maquiagem. É um material extremamente fácil fresar, pode ser rapidamente sinterizado, facilmente polido e maquiado. Oferece ótima estética e excelente resistência mecânica.”

Dr. Carlos Eduardo Sabrosa recebeu seu diploma de graduação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro em 1992. Em 1996 recebeu o título de Especialista em Prótese Dentária pela Universidade de Boston, EUA.

Também recebeu os títulos de Mestre e Doutor em Prótese/Biomateriais pela Universidade de Boston em 1997 e 1999 respectivamente.

Dr. Sabrosa é Professor Associado da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, estando cedido para o IASERJ, é Professor Visitante na Universidade de Gent na Bélgica e tem sua clínica particular, focada em Reabilitação Oral e Implantodontia, no Leblon, Rio de Janeiro.

Sair da versão mobile