Dental Press Portal

Cor da pele influencia na sensibilidade ao calor e pressão, diz pesquisa

Pesquisadores do Bluestone Center for Clinical Research da Faculdade de Odontologia da Universidade de Nova York (NYU Dentistry) identificaram um mecanismo molecular inovador que explica por que as pessoas de pele escura e de pele clara respondem de formas diferentes ao calor e à estimulação mecânica.

Em um estudo publicado na Scientific Reports, os pesquisadores demonstram que a dopamina, uma molécula pequena produzida por melanócitos (células que determinam a cor da pele), contribui para diferenças na capacidade de resposta da pele ao calor e aos estímulos mecânicos. O estudo foi liderado por Brian L. Schmidt, DDS, MD, PhD, diretor do Bluestone Center e professor de Cirurgia Oral e Maxilofacial na NYU Dentistry.

sensibilidade ao calor
Pesquisadores dizem que sensibilidade diferencial mecânica e térmica pode ter implicações para o tratamento clínico da dor (Foto: Reprodução)

O Dr. Schmidt explicou como seu grupo fez a descoberta. “O Dr. Kentaro Ono, pesquisador visitante do meu laboratório e autor principal, usou dados publicamente disponíveis para comparar a sensibilidade à dor mecânica e calorosa em grupos de pessoas que diferiram em sua cor da pele. Buscamos dados adicionais disponíveis publicamente, no entanto, desta vez, olhamos para roedores pigmentados e não pigmentados com base na cor da pele. Nós fomos encorajados por nossas descobertas. Sabíamos que devíamos continuar trabalhando no laboratório para procurar o mecanismo que explicaria por que a sensibilidade da pele dependeria da cor.”

A meta-análise do grupo em roedores e a comparação das diferenças genômicas entre cepas de ratos apontaram para um gene chamado Tyr, que controla a pigmentação e síntese de dopamina na pele. Eles manipularam os níveis de dopamina na pele e descobriram que a substância causa maior expressão de TRPV1 e diminuição da expressão de Piezo2, duas proteínas que são responsáveis ​​pelo calor e sensibilidade mecânica, respectivamente.

A co-autora do estudo, Yi Ye, PhD, diretora associada de operações de pesquisa clínica no Bluestone Center e professora assistente de Cirurgia Oral e Maxilofacial na NYU Dentistry, disse: “Nossa pele é um órgão sensorial que nos fornece informações sobre nosso ambiente, como temperatura e pressão. O excesso de calor ou pressão produz um sinal de dor que nos avisa sobre os possíveis perigos. Nossa condição ambiental pode alterar a sensibilidade da nossa pele aos estímulos ambientais sob pressão seletiva.”

De acordo com a pesquisadora, o estudo mostra que pessoas de diferentes origens étnicas sentem a temperatura e a pressão de formas diferentes. “Por exemplo, a exposição ao sol em pessoas que vivem perto do equador leva à formação de melanina, o que as protege contra danos UV, mas também faz a pele mais escura. A mesma célula de pele (melanócitos) que produz melanina libera dopamina, o que aumentará a sensibilidade da pele ao calor. Essa descoberta significa potencialmente que, para se adaptar a condições climáticas extremas como aquelas no equador, essa célula de pele desenvolveu um mecanismo de proteção que avisa as pessoas da exposição excessiva ao sol”, exemplifica.

O Dr. Schmidt especula que a sensibilidade diferencial mecânica e térmica pode ter implicações para o tratamento clínico da dor. “Nós sabemos que os indivíduos relatam diferentes níveis de dor seguindo o mesmo procedimento ou cirurgia dentária. Da mesma forma, existem diferenças entre os grupos que relatam alívio da dor depois de terem tomado a mesma medicação analgésica. Potencialmente, a pigmentação da pele contribui para essas diferenças e pode fornecer uma abordagem para tratamento de dor mais direcionado e personalizado.”

A pesquisa foi financiada pelo Instituto Nacional de Pesquisa Odontológica e Craniofacial (R01 DE19796). Além dos Drs. Schmidt, Ono e Ye, co-autores da NYU incluem Chi Viet, Dongmin Dang e John Dolan, bem como Suzuro Hitomi e Takashi Toyono, ambos da Kyushu Dental University em Fukuoka, Japão.

Leia o artigo na íntegra, em inglês, aqui. 

Sair da versão mobile