Dental Press Portal

“Odontologia além do mocho: Controles Gerenciais?”, por Dr. Alan Binotto

Alan Binotto
Entenda a importância dos Controles Gerenciais.

Por: Dr. Alan Binotto

Um certo dia conversando com um colega, ele me pediu ajuda e lamentou: “hoje, com 45 anos, formação com doutorado em ortodontia, consultório diferenciado… eu esperava estar melhor profissionalmente, ganhando mais, ter um reconhecimento maior, mais estabilidade… o que posso fazer??!”

Buenas, para pensarmos em estratégia, precisamos de informações. Informações são dados analisados, então perguntei:

– Quantos pacientes em tratamento ortodôntico tens no consultório?

Ele com aquele olhar para direita e pra cima (buscando lembranças, segundo PNL – Programação Neurolinguistica) responde:

– Hummm…não sei.

– Quantos horários disponíveis tu tens para atendimento por mês?

–Ahhhh..como assim?..não sei.

–Quantas avaliações novas mensalmente? Quantas conversões em solicitações de exames complementares e tratamento? Qual teu faturamento mensal?

A resposta foi sempre a mesma: não sei! Parei por aí. Teria uma infinidade de outros dados importantes para construção de um diagnóstico e estratégia de melhorias e potencialização do negócio, mas não conseguimos o básico para seguir adiante. Essa situação, infelizmente, é comum. Apenas 20% dos dentistas tem controle financeiro de entradas e saídas do consultório. Imagina quanto aos demais controles. Precisamos melhorar nosso gerenciamento para viabilizar a análise do cenário e a tomada de decisão correta. Se você não faz, alguém sim, e este está agora na vantagem.

Dicas para começar: faça uma reunião com a assistente e peça um levantamento de alguns indicadores básicos já questionados ao colega acima (determine um prazo, e na data prevista cobre o retorno, se não vai ficar sendo um projeto para sempre) poderemos então verificar se há equilíbrio entre o potencial de atendimento e faturamento (horários disponíveis x consultas realizadas x receita realizada); muitos colegas trabalham com agenda cheia, comprometem sua qualidade de vida, saúde e família, mesmo assim com baixa eficiência, não tem a rentabilidade almejada. Outros tem desperdício da capacidade instalada e potencial de renda, enfim, muitas conclusões podem ser obtidas.

Quer receber um modelo de planilha para melhorar seus controles gerenciais de maneira bem fácil? Diga “Eu quero!” nos comentários abaixo e vamos acelerar!!

 


Dr. Alan Binotto
-Especialista em Ortodontia – Uningá-PR
-MBA Gestão Empresarial – FGV
-Mestrado em Ensino Odontológico – Ulbra
-Doutorado em Ortodontia – Ulbra
-Diretor Instituto Eleva de Ensino
-Sócio Consultor da Business & Dental

Sair da versão mobile