Dental Press Portal

Excesso de condicionamento ácido aumenta chance de formar manchas brancas no esmalte

Um grupo de pesquisadores da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ) verificou que o condicionamento ácido em excesso aumenta a suscetibilidade de formação de lesões de mancha branca no esmalte dentário ao redor do braquete, lesão que pode acontecer em até 85% dos pacientes em tratamento ortodôntico. Os resultados da pesquisa foram publicados sob o título “Infuência da área de condicionamento ácido na colagem ortodôntica e na formação de manchas brancas em dentes bovinos: um estudo in vitro” na Revista Clínica de Ortodontia Dental Press (DPJO), v16n5, disponível pelo aplicativo. A versão impressa estará disponível a partir da segunda quinzena de outubro.

Condicionamento ácido
Áreas de estudo na superfície do esmalte (Foto: Reprodução)

Os pesquisadores concluíram que, além do aumento de placas e retenção de alimentos causados pelas bandas e braquetes, o condicionamento ácido na superfície de esmalte excedendo a área na qual o braquete é posicionado causa o surgimento das lesões.

>>>Leia mais: Efeitos dos agentes clareadores na adesão da resina composta

“As lesões não são apenas antiestéticas, mas também configuram em uma etapa inicial da cárie em esmalte, com camadas desmineralizadas que podem progredir para uma cavitação, tornando necessária uma restauração”, afirmam os pesquisadores.

Análise

Para chegar a essa conclusão, o grupo utilizou vinte incisivos inferiores bovinos para analisar quatro situações: 1) colagem de braquete, com condicionamento ácido, adesivo e resina; 2) esmalte condicionado com ácido fosfórico e aplicação de adesivo; 3) colagem de braquete sem condicionamento ácido prévio, somente adesivo e resina; e 4) área de controle, na qual uma lesão de mancha branca foi criada intencionalmente.

Submetidos à solução de citrato trissódico a 5% e ácido fórmico a 20% (pH 2,2) por 15 minutos, o Grupo 1 e 3 não apresentou desmineralização, enquanto o Grupo 2 apresentou áreas desmineralizadas.

Contrapartida

Com isso, os pesquisadores puderam determinar que o condicionamento ácido em excesso aumenta as chances de formação de manchas brancas nos dentes, mas, mesmo que o condicionamento da superfície de esmalte tenha sido realizado em uma região menor do que a superfície da base do braquete, o material adesivo e o braquete são capazes de proteger essa superfície contra a desmineralização. Porém, isso pode prejudicar a força de colagem necessária para a retenção do braquete.

Gostou deste conteúdo? Clique aqui e saiba como assinar a DPJO.

Sair da versão mobile