Dental Press Portal

Comparação de próteses totais fixas implantos suportadas em cerâmica, relato de caso

Os implantes dentários são amplamente reconhecidos como um tratamento satisfatório na devolução de função, estética e fonética ao paciente, além de devolver sua autoestima tanto por meio da substituição de dentes ausentes, como em extensas reabilitações protéticas do sistema estomatognático.

Com objetivo de comparar as técnicas de confecção de próteses totais fixas implantos suportadas em cerâmica, professores das principais Universidades da cidade de Maringá (Uningá, Unicesumar e Faculdade Ingá) analisaram dois casos clínicos, onde puderam concluir que a técnica CAD/CAM teve desempenho superior ao da técnica convencional.

implantes dentários
Prova da infraestrutura metálica, confeccionada pela técnica convencional. (Fonte: Dental Press)

Qual a importância da pesquisa?

Várias combinações de materiais podem ser utilizadas para próteses totais fixas implantossuportadas: infraestrutura em metal e recobrimento em resina acrílica, infraestrutura em metal e recobrimento em resina composta, infraestrutura em metal e recobrimento em cerâmica.

Entretanto, mesmo com índices de sucesso e sobrevivência de próteses fixas implantosuportadas entre 72,2% e 100% em pacientes edentados totais em maxila e/ou mandíbula, é essencial que os profissionais da Odontologia busquem variadas opções de materiais, para evitar complicações como fraturas, descolamento de dentes acrílicos, dificuldade de mascarar o substrato metálico, desgaste de antagonistas, fragmentos cerâmicos e falta de passividade.

CAD/CAM?

Os casos clínicos comparados foram com a técnica convencional, utilizando infraestrutura metálica confeccionada por meio do método da cera perdida e aplicação de cerâmica de cobertura, e o outro com a técnica CAD/CAM monolítica, que utiliza fresagem digital com  infraestrutura e dentes em zircônia.

Desenho e fresagem da peça em zircônia pelo sistema CAD/CAM (Fonte: Dental Press)

Depois de revisar a literatura relacionada e os relatos de casos do artigo, os autores concluiram que a infraestrutura por meio do sistema CAD/CAM para prótese total fixa implantossuportada possui melhor adaptação aos implantes, propriedades mecânicas e biológicas superiores às infraestruturas confeccionadas com a técnica convencional (cera perdida). Entretanto, a técnica convencional ainda é muito utilizada, por motivos econômicos, pois a técnica de CAD/CAM ainda é mais onerosa.

A pesquisa foi publicada na edição v13n4 do Journal of Clinical Dentistry and Research (JCDR), revista oficial da Sociedade Brasileira de Odontologia Estética (SBOE), produzida e editada pela Dental Press.

Clique aqui e saiba mais sobre o periódico. 

Sair da versão mobile